Fla prepara jovens desde dezembro para aguentar sequência e dar tempo de pré-temporada a time principal

A estreia promissora dos jovens formados no Flamengo, no Estadual, não foi por acaso. Os quase 20 garotos que viraram solução para o começo da temporada fizeram um trabalho específico durante o mês de dezembro para aguentar a sequência incial de jogos do ano, que incluiria também a Copinha. Parte dos pratas da casa estarão de volta hoje, 20h15, na Ilha do Urubu, para enfrentar a Cabofriense, pela segunda rodada do Grupo B.

Mesmo com a volta de alguns atletas do elenco principal, os jovens colocam em prática um plano de preparação física, que é um dos pilares da integração da base com o profissional no projeto Pratas do Ninho. O preparador do sub-20, inclusive, "subiu" depois que um grupo veio da Copinha, para acompanhar os meninos. Alguns deles devem ficar como opção no banco hoje depois da forte sequência.

O controle da carga é feito pelo Centro de Excelência em Performance, que retomou as rédeas da preparação física com a saída da comissão técnica de Reinaldo Rueda. Os profissionais que chegaram ao clube com o técnico Paulo Cesar Carpegiani estão alinhados com a metodologia atual.

- Hoje o Flamengo conta com o CEP, que possui uma metodologia. Qualquer profissional que passa deixa um legado. Mas a metodologia é do CEP - resumiu o preparador físico Gustavo Araújo.

Ao lado de Daniel Gonçalves e Márcio Tannure, que coordenam os trabalhos, o setor organizou a pré-temporada do Flamengo para que o elenco principal tivesse tempo de preparação. Os que entraram de férias em 13 de dezembro após a decisão da Copa Sul-Americana ganharam uma cartilha de recomendações para voltar bem.

- Eles seguiram o que foi proposto. Isso abrevia o tempo de preparação e recondicionamento. Em uma temporada longa, esses atletas tem que ter um período maior de preparação para suportar a temporada. Estarão em ótima situação para março e abril, mas em fevereiro já podem estar em bom nível, até pela Libertadores - analisou o preparador Daniel Gonçalves.

Entre os que já estão em bom nível estão Léo Duarte, Rodinei, Renê, Lincon e Vinícius Júnior, que serão relacionados para o jogo de hoje contra a Cabofriense.

Vinícius Junior pronto para jogar 90 minutos, mas ainda vai evoluir

Depois de subir ao profissional ano passado e se transformar em jogador para mudar as partidas no segundo tempo, Vinícius Júnior volta hoje ao Flamengo com a expectativa de ser melhor utilizado por Carpegiani do que foi por Rueda e Zé Ricardo.

O técnico colombiano chegou a dizer que o jovem seria importante para entrar no fim das partidas par mudar o panorama, e havia um entendimento de que fisicamente o jovem não estaria preparado para 90 minutos. Agora, com a possibilidade de ida ao Real Madrid já no início do ano, a ideia é aprovetá-lo ao máximo.

Desde as férias, a cartilha de Vinícius Júnior incluiu exercícios de musculação para ganhar corpo e ainda mais condicionamento. O médico do Flamengo, Márcio Tannure, atribuiu a pouca utilização ano passado a uma questão técnica, apenas.

- Tem que perguntar para o treinador sobre ele jogar 15 ou 90 minutos. Tem condições plenas para jogar o jogo todo - garantiu.

O médico explicou que o jovem de 17 anos ainda tem um processo de maturação óssea, que finalizado lhe dará forma plena.

- Ele é um atleta acima da média, mas ainda não está pronto. Tem valências a serem melhoradas. Isso está sendo trabalhado. Ainda vai poder progredir fisicamente - prometeu.

Fonte: Extra

Comentários

Jogos

Carioca
Flamengo
Flamengo
3 x 1
Botafogo
Botafogo

A NETFLA

O portal tem como objetivo manter todos os torcedores e amantes do Flamengo informados sobre tudo que acontece no clube. Buscamos informações nas principais fontes de notícias sobre o Mais Querido do Mundo!!

Redes Sociais