Fla bate Sporting Cristal na Libertadores e alivia pressão após turbulência

Em um jogo marcado por confusões e indefinições antes de a bola rolar , o Flamengo fez seu dever de casa hoje (5), na estreia na Copa Libertadores . Com gols de Bruno Henrique e Matheuzinho, a equipe bateu o Sporting Cristal por 2 a 0, no estádio Nacional, em Lima (PER), e arrancou com o pé direito na competição

Depois de perder o Carioca, o Rubro-Negro não foi brilhante no Peru, mas fez o suficiente para impor sua superioridade. A equipe fez uma partida sólida defensivamente, mas voltou a demonstrar pouco poder de criação. Em tempos de crise no clube, o resultado era visto como fundamental para a volta de dias mais tranquilos.

Após a estreia no torneio continental, o Fla volta suas atenões para o Brasileiro . No sábado (9), a equipe visita o Atlético-GO , 19h, no Antônio Accioly

Quem foi bem: Bruno Henrique volta a aparecer

Após jogos recentes ruins, Bruno Henrique voltou a ser protagonista. Com mais campo para jogar pelo lado esquerdo, Bruno teve mais espaço para enfrentamento com os defensores e foi bem. O atacante não precisou ter tantas obrigações defensivas e conseguiu usar suas melhores armas. No lance do gol que abriu o placar, se postou como um legítimo centroavante para marcar.

Quem foi mal: Gabigol não encontra o caminho das redes
Flamengo - ERNESTO BENAVIDES / AFP - ERNESTO BENAVIDES / AFP
Imagem: ERNESTO BENAVIDES / AFP

Maior artilheiro do Flamengo na história da Libertadores (22 gols), Gabigol foi figura bem apagada em Lima. O jogador se ressentiu da falta de munição de um meio de campo que não produziu muito ofensivamente e tentou se mexer para participar do jogo.

Altos e baixos: Thiago Maia volta e oscila

Titular pela primeira vez desde 2 de fevereiro, Thiago Maia voltou a ser escalado de início e alternou bons e maus momentos. O volante foi impreciso nos passes e demonstrou estar claramente fora de rotação. Diante de uma equipe que ofereceu pouca resistência, ele poderia ter ocupado mais o campo adversário e acelerado a bola.

Flamengo: outra atuação sem brilho
Sousa - Staff images /CONMEBOL - Staff images /CONMEBOL
Imagem: Staff images /CONMEBOL

Defensivamente, o Fla não correu grandes riscos diante do Cristal, mas a equipe mostrou novamente um repertório muito pobre de ideias para superar uma equipe nitidamente frágil. Paulo Sousa optou por uma formação com três volantes, com Andreas Pereira com uma função mais ofensiva nesta trinca. O time mostrou alguma intensidade na etapa inicial, porém caiu bruscamente no segundo tempo, permitindo ao rival rondar mais o seu campo. Em tempos de muita contestação, uma vitória que traz um pouco de paz, mas mantém os questionamentos sobre o rendimento.

Cristal: fragilidade e poucas ideias
Flamengo - Staff images /CONMEBOL - Staff images /CONMEBOL
Imagem: Staff images /CONMEBOL

Os donos da casa não ofereceram real perigo para o Flamengo, que poderia ter tido vida mais fácil se acelerasse um pouquinho mais. O Cristal ofereceu muitos espaços atrás e o Fla encontrou facilidade para ganhar terreno. Com Liza isolado, os peruanos pouco criaram e levaram perigo apenas em arremate de Avila que foi salvo por Hugo.

Cronologia

Aos 21 minutos do primeiro tempo, Matheuzinho achou excelente cruzamento e Bruno Henrique bateu para marcar. Aos 41 do segundo tempo, Lázaro achou Matheuzinho, que bateu cruzado para fechar a conta.

Caldeirão silencioso

Com a determinação de portões fechados, o Flamengo se livrou do barulho de uma torcida que já havia comprado cerca de 50% da carga de ingressos. Sem torcedores no Nacional, o jogo ganhou ares de futebol em tempos de pandemia.

Fla 150

O jogo desta noite marcou a 150ª partida do Rubro-negro em Libertadores. Até aqui, o time soma 81 vitórias, 33 empates e 36 derrotas. O clube levantou as taças em 1981 e em 2019. No ano passado, o Fla ficou com o vice-campeonato.

FICHA TÉCNICA:

SPORTING CRISTAL x FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores - Primeira rodada do Grupo H
Local: Estádio Nacional, em Lima (PER)
Data e horário: 5 de abril de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro : Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Gols: Bruno Henrique, aos 21 minutos do primeiro tempo; Matheuzinho, aos 41 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Thiago Maia, Willian Arão, Matheuzinho (FLA); Merlo (SPO)
Cartões vermelhos: -

SPORTING CRISTAL : Duarte; Madrid, Chávez, Merlo e Loyola; Sosa (Távara), Calcaterra, Castillo, Gonzales e Ávila (Pacheco); Liza. Técnico : Roberto Mosquera

FLAMENGO : Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz, Filipe Luís (Léo Pereira); Willian Arão (Matheus França), Andreas Pereira, Thiago Maia (João Gomes) e Éverton Ribeiro (Lázaro); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico : Paulo Sousa. Técnico: Paulo Sousa

Imagem: ERNESTO BENAVIDES / AFP

Fonte: Uol