Fla aposta em jovens e prioriza preparação contra ''fantasma'' na Libertadores

Um olho no peixe, outro no gato. O Flamengo volta a campo neste domingo, pelo Campeonato Carioca, mas não esconde sua prioridade no primeiro semestre. Assim como em 2017, a Libertadores é o foco. Atual campeão estadual invicto, o Rubro-Negro iniciou a competição com a garotada.

A aposta deve virar tendência neste início de temporada, especialmente para não atrapalhar a preparação para o principal torneio do ano. O planejamento vem sendo feito sempre tendo em mente a data da estreia, dia 28 de fevereiro, contra o River Plate. Por conta da decisão na Copa Sul-Americana, em dezembro, o elenco principal se reapresentou apenas no último dia 13.

É fato, porém, que o fantasma da fase de grupos da Libertadores assombra o clube. Nas últimas três participações (2012, 2014 e 2017), o Rubro- Negro caiu precocemente e não chegou ao mata-mata. Uma provável punição da Conmebol, por conta dos episódios no Maracanã contra o Independiente, pode dificultar ainda mais o caminho.

- A Libertadores é o objetivo principal do Flamengo. Mas penso que o próximo jogo é sempre o mais importante. É claro que o sonho de todos no Flamengo é a Libertadores, mas não podemos esquecer do Estadual. Principalmente para a garotada que vem jogando e tendo oportunidades. Mas é claro que temos nosso planejamento interno para o jogo do dia 28 – avaliou o auxiliar técnico Rodrigo Carpegiani.

Volta gradual

A volta do elenco principal será gradual. Neste domingo, por exemplo, cinco jogadores do elenco principal estarão à disposição: Vinicius Junior Rodinei, Léo Duarte, Lincoln e Renê. Nenhum deles titular no fim da temporada. Até o clássico contra o Vasco, no dia 28, a tendência é que outros nomes apareçam na equipe. Mas nada que antecipe ou prejudique o planejamento para Libertadores.

- A preparação neste ano mudou por causa da final. Tivemos que fazer dois grupos. Esse resultado na estreia no Carioca nos dá mais tranquilidade e calma para usar o time titular. Estamos preparando a equipe para o dia 28 de fevereiro, o que não impede que o time titular jogue antes no Carioca - analisou o auxiliar Jayme de Almeida.

Fonte: Globo Esporte