Final da Copa do Brasil: Flamengo tem histórico ruim em decisões fora do Rio; Atlético-MG conquistou 1º título em BH

A definição dos mandos da final da Copa do Brasil 2024 , entre Flamengo e Atlético-MG, traz boas lembranças para os mineiros. Foi em Belo Horizonte que o clube ergueu o troféu pela primeira vez (em 2014, sobre o Cruzeiro, no Mineirão). Este ano, pode ser tricampeão na capital mineira. E com um detalhe: desta vez em seu próprio estádio, a Arena MRV.

A Copa do Brasil será a primeira taça a ser decidida na nova casa do Galo, inaugurada no ano passado. A segunda partida da final do torneio está marcada para o dia 10 de novembro. Já o jogo de ida, no Maracanã, será no dia 3.

Curiosamente, será a primeira vez do Atlético-MG como mandante da partida decisiva. Em 2014, como a final foi contra o Cruzeiro, os dois jogos ocorreram em Belo Horizonte. Mas o primeiro foi no Independência e o segundo no Mineirão.

Depois disso, o alvinegro foi a mais duas finais. Em ambas, decidiu fora de casa. Foi vice em 2016, para o Grêmio, em Porto Alegre; e sagrou-se bicampeão em 2021, diante do Athletico, em Curitiba.

Retrospecto do Atlético-MG em finais da Copa do Brasil

*Em 2014, o Cruzeiro foi o mandante do segundo jogo da final, mas as duas partidas foram disputadas em Belo Horizonte (a 1ª no Independência e a 2ª no Mineirão)

O Flamengo, coincidentemente, conquistou seu primeiro título decidindo como visitante (em 1990, contra o Goiás). Mas, nas 3 vezes seguintes em que disputou o segundo jogo da final fora do Rio, levou a pior. Foi assim contra o Cruzeiro, em 2003 e em 2017; e contra o São Paulo, no ano passado.

Retrospecto do Flamengo em finais da Copa do Brasil

*Em 2006, o Vasco foi o mandante do segundo jogo da final, mas as duas partidas foram disputadas no Maracanã

Fonte: Extra