Mesmo com uma atuação abaixo do esperado e com vários desfalques importantes, o Flamengo voltou a vencer fora de casa na Libertadores, superando o Deportivo Táchira na estreia da fase de grupos. A vitória, além de aliviar um incômodo retrospecto recente longe do Rio, também aproximou Filipe Luís de um feito marcante conquistado por Jorge Jesus no comando do clube.
Antes do triunfo na Venezuela, o Rubro-Negro amargava nove partidas seguidas sem vencer como visitante na principal competição continental. A última vez havia sido em 2022, na semifinal contra o Vélez Sarsfield, na Argentina. Desde então, foram cinco derrotas e quatro empates, somando as edições de 2022, 2023 e a estreia de 2024.
Agora, Filipe Luís alcançou 26 jogos de invencibilidade no comando do Flamengo, ficando a apenas três partidas de igualar o recorde de Jorge Jesus, que ficou 29 jogos sem perder durante o histórico ano de 2019 — considerado o início da atual "era de ouro" do clube.
Desde que assumiu o time profissional, Filipe Luís sofreu apenas uma derrota, justamente no ano passado, diante do Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Em 2025, ele é o técnico com o melhor aproveitamento entre todos os clubes da Série A: são 11 vitórias e 3 empates, o que representa um impressionante índice de 85,7% de aproveitamento.
Após o jogo, Filipe reconheceu que o desempenho não foi dos melhores, mas valorizou a entrega dos jogadores e a importância de conquistar os três pontos mesmo sem uma exibição brilhante. Para o treinador, a mentalidade vencedora do elenco foi o diferencial em uma noite de superação.
“Outro dia me perguntaram se eu prefiro vencer ou jogar bem. Prefiro vencer jogando bem, mas se tiver que escolher, eu prefiro vencer, é o mais importante. Por mais que não tenha sido o melhor jogo coletivamente, foi bom para alguns jogadores recuperarem confiança e ritmo. Não é fácil ganhar de ninguém. Fora de casa, com uma viagem cansativa, com o adversário tendo a torcida a favor... Meu time soube competir bem, passar pelos momentos de dificuldade, e eu valorizo essa vitória. Eles não querem parar de vencer e seguem com muita fome.”
Os jogos que faltam para igualar e ultrapassar Jesus:
Vitória - 6 de abril, em Salvador (BA) - Campeonato Brasileiro
Central Córdoba (ARG) - 9 de abril, no Maracanã (RJ) - Libertadores
Grêmio - 13 de abril, em Porto Alegre (RS) - Campeonato Brasileiro
Juventude - 16 de abril, no Maracanã (RJ) - Campeonato Brasileiro