Filipe Luís encerra sua passagem pelo Flamengo insatisfeito com a forma como ocorreu sua saída, mas opta por focar no futuro. Segundo informações do jornalista Bruno Andrade, da ESPN, o ex-lateral considera essa etapa como um "capítulo encerrado", embora tenha deixado marcas. Apesar do descontentamento com o processo de saída, Filipe não deseja prolongar o desgaste e decidiu direcionar sua atenção para a próxima fase de sua carreira.
Atualmente, Filipe Luís vive um período sabático, no qual busca aproveitar mais a família e investir em sua formação. Ele está estudando futebol, acompanhando jogos de diversas ligas europeias e se preparando para a transição para a carreira de treinador. A ideia é intensificar essa transição e abrir portas no mercado internacional.
Planejamento na Europa
O planejamento de Filipe passa diretamente pela Europa. Em abril, ele deve viajar ao continente, com uma estadia inicial na Espanha. Durante esse período, ele terá contato frequente com o empresário Jorge Mendes, um dos mais influentes do futebol. Mendes está mapeando oportunidades e possíveis clubes que possam trocar de treinador na próxima temporada.
Filipe Luís tem a expectativa de que algumas possibilidades já estejam sendo discutidas, embora mantenha sigilo sobre detalhes. A estratégia é clara: posicionar o ex-jogador no mercado europeu e encontrar um projeto que se alinhe ao seu perfil e às suas ideias de jogo.
Licença UEFA e futuro no treinamento
Outro ponto importante na agenda de Filipe é a obtenção da licença UEFA, um requisito fundamental para treinar nas principais ligas da Europa. Ele está avaliando se conseguirá concluir o processo de forma simultânea a um eventual trabalho ou se precisará se dedicar exclusivamente ao curso neste momento.
Independente do caminho, a prioridade é estar apto e preparado para assumir um clube europeu já no segundo semestre. O foco principal está no futebol espanhol, onde Filipe acredita ter mais identificação e oportunidades de crescimento.
Neste momento, o cenário é de tranquilidade e confiança. O ex-lateral entende que está construindo uma base sólida para iniciar sua carreira como treinador. Com planejamento e paciência, ele busca dar o próximo passo no momento certo, transformando suas experiências em aprendizado e se preparando para novos desafios no futebol europeu.
%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2F7%2Fe%2FIaz5BuSjCYhvQeNZxUqA%2F713641-treino-no-ninho-06-08-2026-foto-adriano-fontes-flamengo-54.jpg&w=768&q=75)

%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2025%2Fh%2F5%2FWd6IfsTveTSnAwe4A5uA%2Fpivetti.jpg&w=768&q=75)
%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2Fp%2Fj%2FnvlfKOSue4jMk4b1PgBQ%2F711133-treino-no-ninho-31-07-2026-62.jpg&w=768&q=75)
