A nova função de Filipe Luís no Flamengo terá início, oficialmente, neste sábado. Aposentado como jogador desde dezembro, ele assumiu o cargo de técnico da equipe rubro-negra sub-17 em janeiro e fará a primeira partida do calendário pela Copa Rio às 11h (de Brasília), contra o Cabofriense no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), localizado na Avenida Brasil.
— A expectativa (para a estreia) é muito boa. O que eu mais gosto de trabalhar com esses meninos é que eles gostam de aprender. Tudo o que passamos eles obedecem — comentou o treinador, que tem a Licença B de treinador da CBF, em entrevista à FlaTV.
A pré-temporada começou em janeiro e contou com cinco amistosos, três no Rio de Janeiro e dois em São Paulo. Em solo carioca, o Rubro-Negro venceu o Serrano (1 a 0), a Portuguesa-RJ (5 a 0) e o Boavista (7 a 1), e na capital paulista ganhou do São Paulo (3 a 0) e perdeu do Palmeiras (2 a 0). David Viana, um dos atacantes da equipe, elogiou a preparação feita por Filipe Luís:
— Uma experiência incrível trabalhar com um fenômeno e um ídolo desse do futebol brasileiro. Um dos grandes laterais do Brasil e do mundo. Ele tem muito a contribuir com a gente, os treinamentos dele, as dicas, comissão bem preparada. E eu espero que consiga dar certo e conquistemos vários títulos durante o ano.
Começar a carreira de treinador no sub-17 não foi uma coincidência: Filipe Luís quis começar na base e na categoria que o projetou para o profissional do Figueirense, pulando o sub-20, no início de sua carreira. E o técnico se surpreendeu com a organização da base do Flamengo , em especial as instalações e o suporte técnico e mental que as promessas recebem no Ninho do Urubu.
— Eu fiquei muito impressionado. Eu já tinha vindo algumas vezes, mas me impressionou muito a infraestrutura de base, a quantidade de profissionais trabalhando e o investimento que é feito para os meninos. Eu sabia que não teria a mesma estrutura do profissional, mas posso afirmar que não deixa nada a desejar. Eles são muito bem cuidados. Os jogadores têm acesso a psicólogos, assistentes sociais, o Flamengo cuida das famílias.
Como lateral, Filipe defendeu Figueirense, Ajax, Real Madrid Castilla, Deportivo La Coruña, Chelsea, Atlético de Madrid e Flamengo . Na carreira, o Rubro-Negro sempre foi o clube do coração e onde encerrou a carreira, com uma grande homenagem da torcida, no Maracanã .
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv