Filipe Luís estreia em clássicos como técnico do Flamengo diante de rival contra quem mais brilhou

Em alta e com 100% de aproveitamento após dois jogos no comando do Flamengo , Filipe Luís agora tem pela frente nesta semana o seu primeiro clássico como técnico no profissional. Na quinta-feira, às 20h (de Brasília) no Maracanã, o Rubro-Negro enfrenta o Fluminense. Coincidentemente, o rival contra quem o ex-lateral mais brilhou em campo com a camisa rubro-negra.

Segundo dados do Espião Estatística do ge , Filipe jogou ao todo 31 clássicos pelo Flamengo e soma 16 vitórias, sete empates e oito derrotas (equivalente a um aproveitamento de 59,1%).

Filipe Luís em sua estreia como treinador do Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Nas quase cinco temporadas em que o lateral-esquerdo jogou pelo Flamengo , o Fluminense foi disparado o rival que mais enfrentou: 18 clássicos. E também foi o duelo mais equilibrado: sete vitórias de Filipe Luís, seis do Tricolor e mais cinco empates (um aproveitamento de 48,1%).

Porém, diante deste rival o lateral guarda suas melhores lembranças em clássicos pelo Flamengo . Contra o Fluminense, Filipe Luís marcou o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Ao todo, foram dois gols e duas assistências nos Fla-Flus (veja no vídeo no topo da matéria) , além e dois títulos: os Cariocas de 2020 e 2021.

Filipe Luís em um Fla-Flu em 2019 — Foto: André Durão

O Alvinegro, por outro lado, foi o rival que menos o lateral enfrentou pelo Flamengo : foram apenas quatro partidas. Venceu duas, perdeu uma e empatou outra (um aproveitamento de 58,3%). Filipe nunca fez gols ou serviu companheiros jogando contra o Botafogo.

Filipe Luís em clássico contra o Botafogo em 2022 — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Já o Vasco é disparado o rival que o lateral mais venceu no confronto. Em nove clássicos, Filipe ganhou sete, perdeu apenas um e empatou outro (um alto aproveitamento de 81,4%). Além disso, ele tem um gol marcado sobre o time cruz-maltino em 2022.

Filipe Luís em clássico contra o Vasco em 2019 — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Após pendurar as chuteiras no fim do ano passado, Filipe Luís deu os primeiros passos como treinador na base rubro-negra. Em nove meses, ele passou tanto pelo sub-17 quanto pelo sub-20. No período, disputou 10 clássicos com 63,3% de aproveitamento (seis vitórias, três derrotas e um empate).

Se como jogador seus melhores números foram contra o Vasco, como técnico o retrospecto diante do rival é o seu pior em clássicos. Em quatro jogos, perdeu três e venceu apenas um. Mas foi neste confronto que ganhou o seu primeiro título fora de campo: a Copa Rio Sub-17.

Filipe Luís foi campeão como técnico do sub-17 contra o Vasco — Foto: Thales Soares

Já contra Botafogo e Fluminense, Filipe Luís ficou invicto na base. Diante do Alvinegro, teve 100% de aproveitamento: venceu todos os quatro clássicos que disputou nas duas categorias. O Tricolor foi o rival que menos enfrentou: só dois jogos, com uma vitória e um empate.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte