O Flamengo perdeu para o Central Córdoba por 2 a 1, nesta quarta-feira (9), no Maracanã, pela 2ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores . Após a partida, Filipe Luís foi questionado sobre a escolha de poupar peças do elenco.
O time titular rubro-negro não teve três titulares absolutos: Wesley, Pulgar e Gerson - vale lembrar que a diretoria decidiu que o Brasileirão é prioridade no ano de 2025. Além disso, o apertado calendário vem fazendo Filipe Luís rodar bastante o elenco. E o comandante explicou a opção.
"A escolha dos jogadores que foram a campo foi uma decisão onde eu acredito que eram os melhores jogadores para vencer a partida. Era um time muito forte e sólido para vencer. Segundo, tinha o plano de jogo para enfrentar esse adversário. Claro que o Erick (Pulgar) vem de uma sequência de jogos de intensidade alta. A intenção era quebrar essa sequência de jogos dele. O Gerson vem de uma lesão também e o Wesley vem de uma sequência grande. Para mim, o Varela foi o melhor jogador na Venezuela e hoje eu acreditava que ele, principalmente pela transição que tinha do time adversário, seria uma peça muito importante".
"Não tenho dúvidas que serei muito cobrado por isso. A responsabilidade é toda e unicamente minha pelas escolhas. As decisões que eu tomo para vencer o jogo são sempre pensando no que eu sinto que é melhor para a equipe. Futebol acontece isso, nem sempre a gente ganha e vão sempre falar dos jogadores que não estavam. Eu repito, não é não priorizar a Libertadores".
Filipe Luís afirmou que se o resultado fosse positivo, a 'rodagem' do elenco não seria comentada. E deixou claro que qualquer time do Flamengo que entrasse em campo teria de ganhar do Central Córdoba.
"Eu queria ganhar! Se eu tivesse poupado os 11 jogadores como eu fiz ano passado e vencemos o jogo, hoje ninguém estaria falando nada. Se eu tivesse poupado os 11 jogadores hoje também tenho certeza que o elenco que eu tenho seria suficiente para ganhar esse jogo hoje, mas infelizmente não foi assim. Viram as críticas pelas escolhas que eu tomei e justas. As críticas são justas", completou.
E Filipe Luís chamou a responsabilidade para a primeira derrota do ano.
"Esses erros técnicos, de concentração, se isso houve realmente, são de responsabilidade minha. É do treinador. Fui eu que não os coloquei concentrados da forma que deveriam. Mas eu acho que não aconteceu isso. O que eu acredito que até o gol nós estávamos fazendo um bom jogo, com algumas chances e eles quase não chegaram na nossa área. O time estava sendo vertical da forma que eu estava pedindo. A partir do gol realmente começamos a acelerar mais, a ficar mais ansiosos".
"O principal motivo disso foram as minhas escolhas. Sou eu que escolho táticas, os jogadores que entram em campo e se em algum momento eles não se sentiram confortáveis, não acharam soluções ou não se sentiram dominando os espaços, isso é culpa do treinador. Eu isento eles dessa culpa. Não fizemos um bom jogo, não soubemos lidar com placar adverso. Estávamos muito tempo sem estar atrás do placar assim dessa forma e instaurou o caos, coisa que eu odeio e vou trabalhar para fazer o caminho sólido para fazer o mesmo caminho que vínhamos fazendo", finalizou.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Grêmio (F) - 13/04, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Juventude (C) - 16/04, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Vasco (F) - 19/04, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão