Filipe Luís chega a 50 jogos no Flamengo com o terceiro maior aproveitamento no século

Depois de encerrar a carreira como ídolo do Flamengo , Filipe Luís busca marcar também o seu nome na história do clube como treinador. No mesmo mês em que completou um ano de seu primeiro título fora de campo (a Copa Rio Sub-17 em 2024), o técnico também chegou à marca de 50 jogos comandando o time profissional.

Filipe Luís em Flamengo x Chelsea — Foto: David Ramos / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O número, que soma jogos oficiais e amistosos (como o próprio clube contabiliza), foi alcançado na última terça-feira, no empate em 1 a 1 com o Los Angeles FC, no estádio Camping World em Orlando, nos Estados Unidos, pela fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Flamengo entrou em campo com um time misto por já ter se classificado com uma rodada de antecedência.

E seus números impressionam: são 33 vitórias, 14 empates e apenas três derrotas no comando rubro-negro, entre 2024 e 2025. O desempenho equivale a 75,3% de aproveitamento, o que representa o terceiro melhor rendimento de um técnico no Flamengo no século XXI — segundo levantamento feito com base no banco de dados do "Fla Estatística", site especializado na história rubro-negra.

Filipe Luís só fica atrás dos surpreendentes 81,6% de Jorge Jesus, no ano mágico que o treinador português viveu no Flamengo entre 2019 e 2020; e dos 77,7% de Joel Santana em 2005, na incrível arrancada de nove partidas que salvou o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro — a sequência inclusive fez o treinador receber uma proposta do Vegalta Sendai, do Japão, e por isso ele não continuou no cargo em 2006.

Veja todos os técnicos e aproveitamentos:

Jorge Jesus no Mundial de Clubes de 2019 — Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari

Outra marca que Filipe Luís ostenta é que ele tem mais troféus do que derrotas como treinador no profissional: ele já conquistou três títulos (Copa do Brasil, Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil) e a Taça Guanabara, prêmio simbólico que tradicionalmente premia a melhor campanha da primeira fase do estadual do Rio de Janeiro.

As únicas três derrotas sob o comando de Filipe Luís também colocam o Flamengo como o time que menos perdeu entre as principais ligas do mundo, de acordo com levantamento do site "Sofascore", considerando o período desde que o treinador assumiu o time, em outubro de 2024. Só o Galatasaray, da Turquia, tem as mesmas três derrotas, só que com um número menor de jogos: 44. Olympiacos, da Grécia, e Napoli, da Itália, têm quatro revezes cada um, e o Cruz Azul, do México, tem cinco.

Joel Santana no comando do Flamengo — Foto: Cezar Loureiro / Agência Globo

Filipe Luís terá agora o desafio de defender esses ótimos números diante do poderoso Bayern de Munique. O Flamengo desafia o temido time alemão neste domingo, às 17h (de Brasília) em Miami, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Quem vencer segue vivo em busca do título inédito, e quem perder volta para casa mais cedo. Em caso de empate, há prorrogação, e persistindo a igualdade no placar a decisão será nos pênaltis.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade