A Fifa definiu, nesta sexta-feira, data, horário e local para LAFC x América-MEX, jogo que definirá o último adversário do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. Os dois times se enfrentarão em Los Angeles, no BMO Stadium, no próximo dia 31, às 23h30 (de Brasília).
Los Angeles FC e América do México disputam a vaga que era do também mexicano Club León. A equipe de James Rodríguez foi excluída da Copa do Mundo de Clubes por ter o mesmo dono do Pachuca, algo que é vetado pelo regulamento . Sendo assim, o time de Los Angeles, vice-campeão da Concachampions vencida pelo León em 2023, e o América, clube melhor colocado da Conmebol no ranking de clubes, disputarão o lugar no Grupo D.
BMO Stadium, em Los Angeles, será palco de LAFC x América-MEX, valendo vaga no grupo do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Getty Images
No início do mês, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou os recursos do Léon e do Alajuelense pleiteando a vaga. O time mexicano tentava reverter a decisão inicial da Fifa, enquanto a equipe da Costa Rica alegava merecer a vaga pelo ranking da Concafaf. Até o momento, o grupo do Flamengo no torneio segue com um participante indefinido: Chelsea e Esperánce também estão na chave.
O León se classificou para a Copa do Mundo de Clubes - o primeiro a ser realizado com tal formato - ao conquistar o título da Champions League da Concacaf em 2023. Porém, o regulamento do Mundial proíbe que clubes com o mesmo dono disputem o torneio. Isso colocou a participação dos mexicanos em dúvida, uma vez que o León pertence ao conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que conta com o Pachuca, também classificado para o torneio, entre seus clubes. O grupo ainda tem o Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.
Diante deste cenário, a Alajuelense reclamou junto à Fifa o direito de disputar o Mundial de Clubes no lugar do León, que acabou excluído após um processo aberto na entidade. O time da Costa Rica usa como argumento para herdar a vaga sua posição no ranking continental usado pela Fifa para definir as vagas na competição. O clube é apenas o 15ª colocado em tal ranking, mas é o que tem melhor pontuação entre equipes que não são do México nem dos Estados Unidos.
O regulamento do Mundial aponta um limite de duas de equipes por país, com exceção permitida apenas em casos de países com mais de dois times campeões continentais nos últimos quatro anos. Assim, nenhum time mexicano ou americano poderia entrar no torneio através do ranking continental.
Desta forma, a Alajuelense afirmava ser legalmente a herdeira da vaga diante da exclusão do León por infringir o regulamento. A Fifa, porém, indicou após a exclusão do León que "está considerando uma partida de playoff entre o América do México - clube melhor colocado no ranking continental depois de Monterrey e León - e o Los Angeles FC, vice-campeão da Champions da Concacaf em 2023, quando o León faturou o troféu.