O episódio ocorreu após a última rodada do Brasileirão de 1999
Um duelo entre Juventus e Flamengo , que se enfrentam nesta quarta-feira (9), pela penúltima rodada do Brasileirão , marcou o fim da "era Romário" na Gávea, em 1999 - e de forma polêmica.
Após derrota por 3 a 1 para os gaúchos, que decretou a eliminação do clube carioca da Série A, o craque e outros jogadores do Flamengo deixaram a concentração para participar da tradicional Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
A notícia vazou após fotos do Baixinho com a "Rainha da Uva" serem publicadas pelo jornal local "O Pioneiro" e repercutirem em toda mídia nacional.
O Flamengo iria jogar dias depois contra o Internacional l, em Porto Alegre, pela seletiva da Conmebol Libertadores , que distribuia uma vaga na competição continental.
As versões sobre o polêmico episódio são contraditórias. Segundo a diretoria da época, os atletas haviam cometido um ato de indisciplina por terem saído sem autorização. No entanto, Maurinho, um dos envolvidos no caso, garante que Romário não tinha qualquer restrição e que os cartolas sabiam da situação.
O grande problema, segundo o ex-lateral, é que outros atletas teriam feito uma festa com mulheres dentro do hotel, o que teria misturado as histórias.
Maurinho apenas foi multado, enquanto Romário foi dispensado pelo presidente Edmundo Santos Silva após uma discussão e nunca mais vestiu a camisa rubro-negra. O Baixinho processou o Flamengo e venceu na Justiça, sendo pago somente quase 20 anos depois durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello.
"O Romário acabou saindo e eu tomei pressão na volta ao Rio. Eu estava na noite com Romário, que foi mandado embora e eu não. Não tinha explicação para isso. A verdade é que ele não foi mandado embora por isso. Eles deviam muito ao Romário e não tinham dinheiro para pagar. Eles arrumaram um motivo, e o Bandeira de Mello foi quem pagou (risos)", disse ao ESPN.com.br .
Sem Romário, que voltou ao Vasco poucos dias depois e viveu grande temporada em 2000, o Flamengo perdeu fora de casa para o Inter, por 1 a 0, pela seletiva da Libertadores, e viu sua temporada acabar de forma melancólica.
Viciado em filmes
Maurinho, que jogou por seis temporadas no Flamengo, foi parceiro do "Baixinho", que era o principal jogador no futebol brasileiro não apenas dentro de campo.
"Me profissionalizei em 1994 e vi a Copa do Mundo doido pelo Romário. Anos depois, eu me concentrava com o Baixinho, isso é currículo (risos). Normalmente ele alugava um monte de fitas e varava a madrugada vendo filmes. O quarto ficava com a luz ligada e eu até dormia rápido porque só tinha internet discada (risos)".
Em 240 jogos pelo Flamengo durante duas passagens pela Gávea, Romário marcou 204 gols, média de 0,85 gol por jogo.
"Esses caras muito acima da média tem um jeito diferente mesmo. Ele também sofria pressão no Flamengo, tinha uns bobões que dizia que ele não corria".
Próximos jogos do Flamengo:
Juventude (F) - 09/11 - Brasileirão
Avaí (C) - 13/11 - Brasileirão