Ferj pede ajuda de Vasco e Flamengo para definir a arbitragem do clássico de domingo

Após um início de Campeonato Carioca com muitas reclamações pela arbitragem, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu fazer diferente para o clássico entre Flamengo e Vasco, válido pela sexta rodada. A entidade convidou os dois times para uma reunião nesta sexta-feira, às 14h30, com o intuito de definir o árbitro da partida de domingo.

O Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) apresentará os currículos de alguns árbitros para os representantes dos clubes, que vão analisar e indicar os nomes aptos para sorteio. Caso haja consenso entre as equipes em torno de um só árbitro, o sorteio será dispensado e este ficará escalado para o primeiro clássico do Campeonato Carioca.

Embora seja uma situação diferente, esta medida já havia sido tomada pela federação nas semifinais do Estadual do ano passado. Na ocasião, Bruno Arleu de Araújo e Wagner do Nascimento Magalhães foram escalados para apitar os jogos de volta das semifinais do Campeonato Carioca.

O Vasco tem reclamado bastante da arbitragem neste início de temporada. O time cruz-maltino já fez reclamação formal à Ferj após o duelo com o Bangu e pediu que Tarcizo Pinheiro Caetano não volte a atuar em partidas do time — o árbitro foi enviado à "reciclagem". Já João Marcos Gonçalves Fernandes foi afastado da competição depois da entidade verificar falhas em Nova Iguaçu x Vasco.

Veja o comunicado da Ferj:

"Para o Clássico dos Milhões, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro convidou Vasco e Flamengo para reunião às 14h30 na sede da entidade. O Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) apresentará currículos de árbitros para os representantes dos clubes que, de posse desse dados, analisarão e indicarão nomes para sorteio. Caso haja consenso entre os clubes em torno de um só árbitro, o sorteio será dispensado, ficando este escalado para a partida. O sorteio, se necessário, será aberto à imprensa".

Outras medidas

Após o empate entre Vasco e Bangu, o clube cruz-maltino fez a solicitação de ter a tecnologia do VAR nas partidas do Campeonato Carioca por meio de seu CEO Lucio Barbosa. Por conta disso, a competição passará a usar o equipamento em todos os jogos envolvendo os quatro grandes em breve.

A intenção da Ferj, de acordo com nota, é ter o equipamento "sempre que for possível operacionalizar" a partir da sexta rodada em jogos dos quatro grandes contra as demais equipes. Nos clássicos e a partir das semifinais, o árbitro de vídeo já seria utilizado.

Mais recente Próxima Ferrari oficializa contratação de Lewis Hamilton a partir de 2025
Fonte: Extra