Ferj 'libera' duas datas para Fla e Flu na Primeira Liga, mas pode 'melar' fases finais

Ainda não foi dessa vez que a Primeira Liga e o presidente da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, se entenderam. Ao fim do encontro realizado nesta quinta-feira, Rubinho, como é conhecido, deixou a sede da CBF com discurso divergente do cruzeirense Gilvan de Pinho Tavares e sinalizou com a liberação de somente duas datas para Flamengo e Fluminense no campeonato.

Saiba Mais

Essa exigência constava em comunicado emitido pela entidade estadual na última segunda-feira.

A princípio, se mantida a situação, a dupla Fla-Flu ficaria, assim, impossibilidade de disputar toda a fase de grupos e também eventuais semifinal e final da competição.

A Primeira Liga prega a cautela para evitar o confronto mais forte nesse momento.

Em reunião entre seus membros, foi defendida, inclusive, a hipótese de boicote ao Brasileiro em caso de punição por parte da CBF e da Ferj aos representantes cariocas. Mesmo com ressalvas, a medida classificada como extrema foi aprovada com unanimidade.

"Não vai ser necessário (chegar a esse ponto). Somos todos pessoas equilibradas, com bom senso e queremos apenas o bem do futebol brasileiro. Melhorar o futebol e não fazer intriga", afirmou Gilvan, ao fim da reunião, ao ESPN.com.br . "Foi uma boa reunião, evoluímos em muitos pontos e vamos evoluir ainda mais. De qualquer forma, temos uma posição dele de que é inteiramente favorável à liga e que, inclusive, não irá criar obstáculo", prosseguiu.

"Ele não é favorável em 2016, e nem poderia ser, não chegou a tempo (o campeonato), não foi organizado para entrar na agenda da CBF", continuou.

Ele confia na manutenção de Flamengo e Fluminense além das duas datas cedidas inicialmente pela Ferj.

"Estamos caminhando bem. Acredito que vamos chegar a um acordo em relação a isso. Falta tão pouco para isso. Faltou mais diálogo com a Ferj nessa primeira fase. Agora está tendo e vai evoluir para que ocorra tudo bem", finalizou.

622 85a9d9c5 8402 3da9 83a8 87ba781ee41f
Celso Unzelte: 'Quero ver a Ferj fazer um campeonato sem Flamengo e Fluminense'

A ressalva em relação às datas feita por Rubens Lopes entra em choque diretamente com os interesses da televisão.

A Globo assegurou os direitos de transmissão do campeonato por R$ 5 milhões e, nesses termos, não contaria com todo o calendário prometido em sua negociação.

A Primeira Liga tem início no próximo dia 27 de janeiro.

12 clubes participam de sua edição de estreia: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Figueirense, Flamengo e Fluminense. A competição formada pela entidade, também conhecida como Liga-Sul-Minas-Rio, vai até 31 de março.A Primeira Liga tem início no próximo dia 27 de janeiro.

Fonte: Espn