A confusão envolvendo clubes, Prefeitura do Rio de Janeiro e Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) segue e ganhou novo capítulo neste domingo (21), com a entidade que comanda o futebol adiando as quatro partidas ainda não disputadas da quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca , para a sexta 26 de junho e o sábado 27 de junho..
São elas: Vasco x Macaé, que tinha passado de domingo para quarta, Madureira x Resende, que tinha passado do domingo para quinta, e ainda Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda. Os dois jogos da jornada que aconteceram até aqui foram Bangu 0 x 3 Flamengo e Portuguesa-RJ 0 x 0 Boavista.
O documento da Ferj, assinado pelo diretor de seu departamento de competições, Marcelo Vianna, cita uma extensa lista de considerações para a tomada de decisção, várias delas com citações à Prefeitura do Rio e ao prefeito, Marcelo Crivella.
"Considerando que apesar da edição do referido Decreto o Excelentísimo Prefeito do Municipio do Rio de Janeiro, pessoalmente e por intermédio de sua assessoria de imprensa, destacou que um novo ato seria editado autorizando a retomada imediata das partidas do Campeonato Carioca; Considerando que até o presente momento o novo ato municipal ainda não foi devidamente editado e publicado, o que inviabiliza a adoção de todos os procedimentos necessários à realização, com a devida segurança, dos próximos jogos programados, em especial aqueles marcados para acontecerem em pouco menos menos de 24h", diz um trecho.
Em outro, coloca: "As partidas da 4ª rodada da Taça Rio do Campeonato Carioca serão realizadas nos dias 26 e 27/06/2020, na forma indicada na tabela a ser publicada pelo DCO no prazo de 24h. As partidas da 5ª rodada da Taça Rio do Campeonato Carioca serão publicadas na forma dos regulamentos, obedecido o intervalo regulamentar entre elas."
No sábado, o decreto 47.539 publicado no Diário Oficial do Rio suspendeu "competições esportivas com portões fechados" até o dia 25 de junho (próxima quinta-feira), o que imviabilizava a realização das duas partidas marcadas para este domingo, entre elas a do Vasco. Crivella, então, também gravou um vídeo sobre a decisão, mas nele dizia que só os jogos de Botafogo e Fluminense estavam adiados.
Questionada sobre a dúvida gerada, a assessoria de imprensa do chefe do executivo carioca informou já à noite que a competição não estava suspensa, que apenas os confrontos de Bota e Flu seriam remarcados e que o decreto passaria por um 'ajuste' Logo, teríamos os jogos deste domingo.
Mais tarde, a Ferj soltou comunicado adiando as duas partidas programadas para o dia, uma para quarta e outra para quinta. Neste domingo, nova mudança.