Férias, mas nem tanto: elenco do Flamengo mantém rotina de treinos em casa até o dia 20

O Flamengo oficializou as férias do elenco até o dia 20 de abril, mas a ideia é de que os jogadores sigam o trabalho físico em suas casas. Ninguém quer ficar para trás e, por isso, mesmo em isolamento para prevenção ao coronavírus, o objetivo é todos estarem em boa forma quando se reapresentarem no Ninho do Urubu.

Everton Ribeiro durante atividade física em sua casa — Foto: Arquivo pessoal

Everton Ribeiro durante atividade física em sua casa — Foto: Arquivo pessoal

O clube estipulou uma cartilha de treinos para os jogadores, e vários deles buscaram acompanhamento profissional. O personal trainer Rafael Winicki é um deles. Atualmente ele trabalha com boa parte do elenco: Everton Ribeiro, Diego, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gustavo Henrique, Thiago Maia, Piris da Motta, Vitinho, Berrío e Pedro Rocha.

Rafael Winicki disse que agora os atletas vão poder fazer um planejamento melhor para chegarem ao dia 20 de abril em alto nível. Mas, por enquanto, as competições estão suspensas.

- Neste período inicial, não há a necessidade de colocar uma grande intensidade, é mais um trabalho de manutenção. Conseguimos gradativamente aumentar a intensidade evitando a fadiga e sobrecarga para que voltem na melhor condição possível - disse Winicki.

GloboEsporte.com: Como tem sido a rotina de treinos com os atletas fora do clube?

Rafael Winicki : A rotina de treinos é para manutenção de um bom estado físico, envolvendo tanto as valências de força, cardiovascular, condicionamento aeróbico e anaeróbico, além do trabalho preventivo. Fazemos atividades de mobilidade, para o core e tudo que o atleta precisa para a demanda diária dele nas competições.

Qual foi a orientação do Flamengo aos atletas?

O Flamengo, de forma inteligente, preparou uma cartilha de treinos a ser seguida. Isso é muito legal porque possibilita ter os atletas em um nível parecido. Padroniza e equilibra. Inclusive disponibilizaram equipamentos. Mostra que o clube está em outro patamar também nessa preocupação. Eu me baseio muito nessa planilha para não gerar uma discrepância.

Rafael Winicki orienta treinamento de Everton Ribeiro em seu condomínio — Foto: Arquivo pessoal

Rafael Winicki orienta treinamento de Everton Ribeiro em seu condomínio — Foto: Arquivo pessoal

Mas existe a possibilidade de fazer um trabalho mais individualizado com cada um?

Como é um período sem jogo, com menos intensidade, é possível também atender a alguma especificidade de cada atleta. Ajuste, correção de movimento, uma dorzinha aqui ou ali. Durante a temporada, eles têm pouco tempo para isso. Tem atleta que acha que precisa melhorar a velocidade. Outro que acha que precisa evoluir no deslocamento, agilidade, impulsão... Outros dizem que ficam com os adutores cansados, por exemplo. Cada um tem o autoconhecimento, e isso ajuda no direcionamento. A ideia é que possam depois ter o melhor rendimento possível.

E quais são os cuidados de prevenção ao coronavírus durante essas atividades?

Os cuidados são extremos. Todos os treinos são feitos em locais isolados, na maioria das vezes em ambientes abertos. Quando é em um ambiente fechados, ficamos só eu e o atleta. Utilizamos álcool gel, lenço, borrifador de álcool para todos os equipamentos e acessórios que usamos, antes e após as sessões. Mantemos uma distância mínima, sem contato. Muitos dos atletas têm crianças e idosos em casa. A preocupação é com os familiares também. É uma grande responsabilidade da minha parte.

Fonte: Globo Esporte