São 19 anos desde a última vez que os quatro grandes clubes do Rio entraram em quadra para disputar o posto de campeão no basquete. Desde 2000, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo não participam juntos do Campeonato Estadual da modalidade, e o fato é um dos grandes alertas para Daniel Rinte, presidente da Federação de Basquete do Estado de Rio de Janeiro. Há nove meses no comando da FBERJ, o dirigente vem quebrando a cabeça para conseguir reestruturar a instituição e levar o esporte de volta ao topo. A ausência de dois dos maiores clubes no principal campeonato da Cidade Maravilhosa é um dos alertas principais.
Com o Estadual iniciando neste sábado, a Federação encara a dura situação financeira e começa a buscar alternativas para reestruturar a modalidade. Neste ano, apenas Flamengo, Botafogo e Niterói estarão em quadra na disputa pelo título do Campeonato , mas os planos para a próxima temporada vão muito além da atual realidade.
- Não podemos falar de Campeonato Estadual sem mencionar Vasco, Fluminense, Tijuca, Municipal, e tantos outros que por anos fizeram de nosso Campeonato um dos mais disputados do País. Já Estamos trabalhando com algumas ideias para a Temporada 2020 e, entre elas, a de buscar uma maior participação de outros Clubes e Associações. Para que isso aconteça é necessário iniciarmos com antecedência esse Campeonato - analisou o presidente.
Na primeira temporada de gestão, Daniel deu prioridade às iniciativas que tentassem angariar novos clubes e investimentos. No primeiro momento o resultado foi positivo para as categorias de base, que nos últimos anos têm sido a espécie de mina de ouro para a Federação.
- Neste primeiro ano estamos aprendendo bastante e podemos garantir que estaremos crescendo ainda mais na próxima temporada. Queremos fortalecer a base do masculino e feminino e temos alguns planos para revigorar e fortalecer os Campeonatos Adultos em 2020. Uma das ideias que tivemos em conjunto foi que diminuímos as taxas de mensalidade, o que nos fez conseguir novos filiados para Temporada 2019. Diminuímos, também, as taxas de arbitragens, que estavam nos mesmos valores há cinco anos. Precisamos em conjunto com a CBB trazer de volta os Brasileiros de Base. - comentou.
Sem grandes investimentos, a Federação tem sofrido para manter vivo um dos torneios mais tradicionais do país e mesmo com o planejamento de evolução para a próxima temporada, o dirigente não fecha os olhos para a crise e admite que a perspectivas por grandes patrocinadores não é das maiores.
- Está muito difícil em todos os sentidos. Falta investimento em todas as áreas, faltam empresas para gerar empregos para nossa população, imagina para patrocinar o esporte em nosso Estado - lamentou.
Na enxuta competição deste ano, Fla, Bota e Niterói terão pela frente um calendário de até nove partidas (decisão em melhor de três). A Final tem data marcada para o dia 1º de outubro. Com presenças garantidas na temporada 2019-20 do NBB, Fla e Bota são os grandes favoritos, podendo então reeditar a final de 2018, quando o Rubro-Negro sagrou-se campeão.
Os jogos do Estadual 2019:
TURNO:
• Niterói x Flamengo
- 31/08 às 18h, Instituto Abel
• Niterói x Botafogo
- 01/09 às 15h, Instituto Abel
• Botafogo x Flamengo
- 06/09 às 20h, Ginásio Oscar Zelaya
RETURNO:
• Botafogo x Niterói
- 08/09 às 11h, Ginásio Oscar Zelaya
• Flamengo x Niterói
- 11/09 às 20h, Ginásio Hélio Mauricio
• Flamengo x Botafogo
- 13/09 às 20h, local a definir
FINAIS:
• 26/09, 29/09 e 01/10 (se necessário)
- locais e horários a definir

Federação de Basquete do Rio planeja reestruturar a modalidade na cidade | Rafael Arantes / LANCE!