Favoritos de sempre, incógnitas e desconfiança sobre grandes: Brasileirão se inicia hoje; veja análise do EXTRA

Quais as chances do seu time ser campeão? É possível conseguir uma vaga na Libertadores? Ou a briga será para fugir do rebaixamento? A chegada de mais uma edição do Campeonato Brasileiro, que começa hoje, levanta as mesmas dúvidas de todo ano. Neste momento, é possível traçar o potencial das equipes baseado nas peças que têm em campo e no que mostraram no primeiro trimestre. Apesar de um exercício difícil, jornalistas e colunistas do GLOBO e EXTRA projetaram pelo que cada clube pode brigar, além de apontar quem pode ser o craque e o artilheiro do Brasileirão.

Os números a seguir foram obtidos após a equipe da redação ter respondido a uma pesquisa na qual poderiam apontar variados destinos para os 20 clubes da Série A. Também apontaram livremente quem seriam seus candidatos a destaques individuais.

Consistência

Nas últimas seis edições, a taça ficou com Palmeiras (2018, 2022 e 2023), Flamengo (2019 e 2020) ou Atlético-MG (2021). A tendência é que isso se repita neste ano. Paulistas e cariocas despontam como os favoritos ao título, acompanhados pelos mineiros. Poderio financeiro e histórico recente são os fatores essenciais. O elenco do Flamengo se destaca, com Pedro aparecendo como candidato a craque — junto dos companheiros Arrascaeta e De La Cruz — e artilheiro.

— Qualquer lista começa com Flamengo e Palmeiras. E o Atlético é sempre o primeiro candidato a terceiro. Lógico que o Fluminense, embora tenha menos condições de investimento, vem credenciado pelo trabalho do Fernando Diniz, campeão da Libertadores. Mas todos nós temos grandes chances de errar esse ano, por causa da Copa América — opina o colunista Marcelo Barreto, lembrando da competição que vai desfalcar muitos clubes por nove rodadas no meio do ano.

O Fluminense aparece entre os cotados com potencial para surpreender. Mas os últimos anos mostram que o Brasileirão não é um campeonato no qual 12 ou 13 times entram com chances de título. Na pesquisa, o Athletico é um bom exemplo, com um projeto consolidado, mas que bate no teto da briga por uma vaga na Libertadores.

Questionamentos

Bahia e Internacional foram dois clubes que contrataram forte neste ano, só que se mostram incógnitas. Ambos aparecem no top-3 como possível surpresa positiva e negativa.

— São naturais essas dúvidas. Investiram na janela e fizeram movimentos que todo mundo avaliou como muito bons, e que não se traduziram ainda em desempenho no campo. Podem, perfeitamente, brigar lá em cima, como podem terminar na segunda metade da tabela — aponta o colunista Martín Fernandez.

Na luta para fugir da Série B, foram apontados clubes grandes que estiveram nessa situação recentemente. Vasco, Cruzeiro e Corinthians não tiveram começo de ano satisfatório, o que se junta ao risco que passaram em 2023. Apesar de contarem com relativo investimento e terem expectativas de brigar mais em cima desta vez, precisam passar mais confiança.

— Cruzeiro e Vasco preocupam. O Vasco tem um pouco mais de onde tirar. O Cruzeiro, em especial, vai precisar de um início de campeonato muito bom para superar a instabilidade. Está com um trabalho praticamente em estaca zero — diz o colunista Carlos Eduardo Mansur.

O que pode beneficiá-los, para ele, é uma concorrência que não alcança mesmo nível:

— Não subiram times com capacidade de arrecadação grande. Os melhores sinais vieram do Vitória — finaliza Mansur.

Mais recente Próxima Após duas derrotas em dois jogos, saiba quais são as chances do Botafogo se classificar na Libertadores
Fonte: Extra