O Flamengo viveu no início da manhã de sexta-feira a maior tragédia de sua história. Um incêndio no alojamento no Ninho do Urubu fez dez vítimas, todos atletas entre 14 e 16 anos das categorias de base . A repercussão foi mundial, e mensagens de apoio vieram de todos dos lugares do mundo, inclusive de algumas das maiores personalidades do esporte. Mas ainda há muitas dúvidas sobre o que houve e os desdobramentos desta triste página do futebol brasileiro.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/02/08/106.jpg)
Homenagens foram feitas por torcedores na entrada do Ninho do Urubu — Foto: André Durão
O GloboEsporte.com responde as principais perguntas sobre a tragédia até o momento:
Como começou o incêndio?
A principal linha de investigação é de que o fogo tenha começado a partir de um curto-circuito em um dos aparelhos de ar condicionado dentro do contêiner onde estavam os atletas. A perícia está apurando os detalhes para confirmar as suspeitas ou apontar outra causa.
Quanto tempo durou o incêndio?
Do primeiro estouro até as labaredas tomarem conta do espaço foi menos de 10 minutos. Os bombeiros foram chamados às 5h14 e chegaram ao Ninho do Urubu às 5h38. O incêndio durou pouco mais de uma hora e foi controlado às 6h20, de acordo com informações do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Douglas Henault.
Os contêineres do alojamento eram irregulares?
Não. Os contêineres utilizados pelo Flamengo são do mesmo material das instalações da UPA e UPP no Rio de Janeiro, por exemplo.
Quantos jogadores estavam no alojamento na hora do incêndio?
Flamengo atualmente aloja certa de 60 jovens, mas as categorias de base voltaram de férias nesta semana, e nem todos tinham se reapresentado. Jovens do sub-17, que reforçaram o time sub-20 na Copinha, por exemplo, estavam liberados. A previsão era de que 27 atletas passassem a noite no CT, e eles foram convocados para participar de um teste para o VAR (árbitro de vídeo) no Maracanã nesta sexta. Mas um deles decidiu em cima da hora ir para casa, e dos 26 que ficaram no Ninho, 16 escaparam com vida, sendo que três deles ficaram feridos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/K/r/zeAV4QQOShvcnwfXQM4A/ferreira-1.jpg)
Ferreira, segurança do Flamengo que salvou três meninos no incêndio no CT — Foto: Reprodução
Os garotos tiveram ajuda para escapar?
O segurança Ferreira entrou em ação quebrando janelas e puxando jogadores que estavam em desespero para retirá-los da maneira que era possível. Foi fundamental para salvação de boa parte deles.
Quantas foram as vítimas?
Foram dez vítimas fatais:
- Arthur Vinicius, zagueiro - natural de Volta Redonda (RJ)
- Athila Paixão, atacante - natural de Lagarto (SE)
- Bernardo Pisetta, goleiro - natural de Indaial (SC)
- Christian Esmério, goleiro - natural do bairro de Madureira (RJ)
- Gedson Santos, atacante - natural de Itararé (SP)
- Jorge Eduardo, volante - natural de Além Paraíba (MG)
- Pablo Henrique, zagueiro - natural de Oliveira (MG)
- Rykelmo de Souza Viana, volante - natural de Limeira (SP)
- Samuel Thomas Rosa, lateral - natural de São João de Meriti (RJ)
- Vitor Isaías, atacante - natural de Florianópolis (SC)
Onde estão os feridos?
Foram três atletas que sobreviveram e estão feridos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, Francisco Diogo Bento Alves e Jonathan Cruz Ventura. Jonathan é quem está em situação mais grave por causa das queimaduras em 30% do corpo e foi para hospital Pedro II, referência no tratamento para estes casos. Cauan e Francisco foram para o Hospital Vitória, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e passam bem, mas vão ficar em observação no CTI por 24 horas.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/02/08/info-container2--690-2.jpg)
Qual era a faixa etária das vítimas?
Todas as vítimas tinham entre 14 e 16 anos. O Flamengo aloja jogadores apenas de 14 a 17 anos no CT. Quando eles assinam o primeiro contrato profissional (geralmente aos 16), o Rubro-Negro indica que usem o salário para bancarem moradia fora do clube.
Já há informações sobre funeral e enterro?
O clube e as famílias ainda não divulgaram as informações.
As famílias estão recebendo assistência?
O Flamengo providenciou passagens aéreas e hospedagem dos familiares em um hotel no Rio de Janeiro, além de se disponibilizar a levar os corpos para onde eles quiserem. Os vínculos de formação também preveem seguro de vida e auxílio funerário, e todos que tinham contrato de formação têm esses direitos. De qualquer forme, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) estuda a adoção de medidas judiciais destinadas a assegurar a devida indenização pelos danos sofridos . Existe a possibilidade de bloqueio de parte dos bens do clube.
O Flamengo tem certificado de formação?
Sim. O Flamengo tem desde 2015 este certificado, que é exigido pela CBF, renovável de dois em dois anos e precisa cumprir várias exigências para tirá-lo, como por exemplo oferecer alojamentos ( confira aqui todas as exigências para obter o certificado )
A Prefeitura do Rio de Janeiro se pronunciou?
Em nota, a prefeitura informou que a atual licença do Ninho do Urubu é válida até 8 de março deste ano, mas que a área atingida pelo incêndio estava descrita no projeto como um estacionamento e que não há registros de um novo pedido de licenciamento da área para uso como dormitório.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/k/G/AXtxHgSqKyVgvva6Azjw/2019-02-08t150636z-1661683226-rc192d5c5640-rtrmadp-3-soccer-brazil-fire.jpg)
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, após tragédia no CT do clube — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
O que disse o presidente do Flamengo?
Rodolfo Landim ainda não deu entrevistas, mas fez um pronunciamento na porta do CT sexta-feira:
- Queria dizer para vocês que estamos todos consternados. Essa é certamente a maior tragédia pela qual esse clube já passou nos últimos 123 anos com as vidas dessas 10 pessoas. O mais importantes agora é a gente se dedicar a tentar minimizar o sofrimento e a dor dessas famílias que certamente estão sofrendo muito e fiquem certos que o Flamengo está cuidando disso e não vai poupar esforços para que isso seja minimizado ao máximo.
- Estamos colaborando com as autoridades para que a causa desse acidente, desse incêndio possa ser apurada. Ninguém mais do que nós tem interesse em que isso ocorra. Por fim, dizer que todos nós aqui do clube estamos sentindo uma tristeza enorme. É o que posso falar.
O CT corre o risco de ser interditado?
Em princípio, não. Apenas a área onde houve o incêndio está isolada pela polícia, que fica responsável pela preservação e delimitação do local. Mas se a perícia achar que outra área deve ser incluída, pode fazer uma nova delimitação. Porém, isso não deve acontecer. Tanto que o Flamengo programou treino do elenco profissional para a manhã deste sábado, no novo módulo do Ninho.
E os jogos da semifinal da Taça Guanabara?
As partidas foram adiadas e não vão acontecer neste fim de semana. A Ferj remarcou o Vasco x Resende para a próxima quarta-feira, às 21h30, e o Fla-Flu para quinta-feira, às 20h30. Ambos os confrontos serão no Maracanã.