Uma Data Fifa para apresentar o cartão de visitas ao mercado europeu e acabar com qualquer ponto de interrogação no cenário doméstico. Não há discussão: Fabrício Bruno saio maior do que chegou em sua primeira passagem pela seleção brasileira.
Um dos poucos a jogar todos os minutos contra Inglaterra e Espanha , juntamente com Bento e Beraldo, o defensor do Flamengo não foi driblado, não cometeu faltas e recebeu elogios da imprensa internacional . Saldo para lá de positivo e que o coloca vivo na briga por uma vaga na Copa América em disputa pesada com nomes como Marquinhos, Eder Militão e Gabriel Magalhães, que não estiveram nesta convocação por conta de lesões:
"Me senti à vontade por causa da recepção que tive do grupo da Seleção. Os atletas me trataram bem, me deixaram tranquilo. Na convocação, foi muito criticado o fato de ter muito atleta atuando no Brasil. Não é porque eles atuam na Europa que não tem qualidade no Brasil. Pelo contrário"
- A prova da qualidade é o nosso desempenho hoje. Fico feliz pela atuação individual e coletiva. Lembro de tudo que passei na carreira, todo o sacrifício do meu pai e da minha mãe para eu estar aqui. Um dia sonhei ser jogador e, com muito trabalho, cheguei aqui. Assim vou continuar. Para eu estar aqui, tenho de estar bem no meu clube. É o que penso.
As boas atuações contra Espanha e Inglaterra fizeram com que os olhares do futebol europeu se voltassem para Fabrício. No início de 2024, o Flamengo foi procurado por intermediários com procuração da Atalanta, que sinalizava uma oferta de 8 milhões de euros mais bônus a serem negociados. O clube sequer deu prosseguimento para que a proposta fosse formalizada e optou pelo caminho da renovação de contrato até o fim de 2028.
Ainda com o sonho de atuar fora no país vivo, Fabrício preferiu valorizar a passagem pela Seleção durante as zonas mistas em Madrid e Londres . Além das realizações dentro de campo, o defensor falou da emoção de compartilhar esse momento com familiares que viajaram para Europa:
- O sentimento é de gratidão ao Dorival. Realizei o meu sonho e o da minha família. Vi meu filho na arquibancada, assim como a minha esposa, o meu pai e a minha mãe. Isso não tem preço. Eles participaram desse momento.
"Sou um cara frio. Sei distinguir os momentos. Não sou o melhor quando vou bem e nem o pior quando vou mal"
Fabrício falou ainda sobre o impacto imediato de Dorival na Seleção. O roteiro inicial é similar ao vivido pelo Flamengo de 2022, que mudou de rota após a chegada do treinador e conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
- O segredo de tudo é ter um time extremamente equilibrado. É meio caminho andado para conquistar o resultado. Conheço ele desde 2022. Me deu oportunidade no Flamengo. Merece estar aqui hoje. Agora é desfrutar, entender os processos e estar sempre preparado.
Com Fabrício Bruno de volta, o Flamengo começa a decidir o Campeonato Carioca neste sábado, às 17h (de Brasília), no Maracanã, contra o Nova Iguaçu. A defesa rubro-negra titular ainda não foi vazada em partida oficial neste ano, mas o único gol sofrido foi marcado justamente pelo time da Baixada contra a equipe reserva, em partida realizada em João Pessoa, na Paraíba, no dia 22 de janeiro.