A defesa sólida tem sido fundamental para o Flamengo alcançar a final da Copa do Brasil, com a equipe sofrendo apenas um gol em toda a competição. Após o empate por 0 a 0 contra o Corinthians, que garantiu a classificação, os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Ortiz destacaram as principais mudanças implementadas pelo técnico Filipe Luís no sistema defensivo.
Fabrício Bruno, que foi reserva nas primeiras partidas sob o comando de Filipe, voltou a atuar como titular no clássico contra o Fluminense e entrou em campo ainda no primeiro tempo do duelo contra o Corinthians. Após o jogo, o defensor afirmou que ainda precisa conversar com o técnico para entender melhor suas exigências:
"Não tive essa conversa direta com o Filipe. Fiquei dois jogos fora, joguei contra o Fluminense e voltei hoje. Preciso entender o que ele quer, para voltar a performar como sempre. Estou disposto a ajudar da melhor forma possível, seja jogando ou entrando durante o jogo," disse Fabrício Bruno.
Já Léo Ortiz, que se tornou titular indiscutível desde a chegada de Filipe Luís, explicou que o treinador prioriza a saída de bola qualificada, sem chutões, e busca quebrar as linhas de pressão adversária com passes precisos:
"Ele dá liberdade para jogarmos e sairmos da pressão, com os zagueiros e volantes próximos para manter a qualidade na saída de bola. Ele pede para os meias e atacantes não virem tanto buscar, pois sabe que temos qualidade para entregar a bola mais perto do gol," contou Ortiz, que celebrou a classificação.
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG na final da Copa do Brasil, em dois jogos marcados para os dias 3 e 10 de novembro.