"Extremamente moderno", Gerson quebra recorde pessoal e lidera estatísticas do Flamengo

Figura que norteou as vitórias do Flamengo contra Cruzeiro e Vasco pela conhecida versatilidade, Gerson quebrou recorde pessoal dentro futebol brasileiro. Com o gol marcado no clássico, chegou a seis em 2023 , um a mais do que no ano de sua estreia pelo time profissional do Fluminense, em 2015.

O crescimento de Gerson em termos ofensivos coincide com sua mudança de posicionamento. Volante com Vítor Pereira, período em que não marcou gols e deu apenas uma assistência, foi adiantado por Sampaoli e tornou-se um dos principais responsáveis pela armação de jogadas.

As atuações ruins do time e o sistema adotado pelo português impediram que o camisa 20 se dividisse entre garçom e jogador de definição no último terço, algo que realiza com facilidade no momento.

Gerson hoje é o vice-artilheiro do Flamengo no Brasileiro, com cinco gols, dois a menos do que Pedro. Lidera cinco quesitos dentro do elenco, todos com foco ofensivo. Confira abaixo:

  • 1º em participações em gols (11)
  • 1º em assistências (6)
  • 1º em grandes chances criadas (10)
  • 1º em passes decisivos (49)
  • 1º em faltas sofridas (59)
  • 2° em gols marcados (5)
  • 2º em dribles certos (36)
  • 3º em duelos ganhos (137)

* Números do Sofascore

Gerson vence a marcação de Piton em Flamengo x Vasco — Foto: Paula Reis/Flamengo

"Extremamente moderno"

Gerson foi figura de desequilíbrio contra Cruzeiro e Vasco especialmente pela capacidade que tem de se multiplicar em campo e fazer diferentes funções dentro dos jogos. Em Belo Horizonte, saiu da esquerda para a direita e tornou-se o dono do Flamengo na vitória por 2 a 0.

Participou da jogada que terminou em pênalti convertido por Pedro e prendeu a bola no setor ofensivo com dribles e passes de primeira. O deslocamento em diagonal sempre na direção do gol de Rafael Cabral inibiu as tentativas de reação do Cruzeiro.

Neste domingo, contra o Vasco, o gol é um retrato de sua versatilidade. É ele quem transforma uma jogada que em princípio era uma simples troca de passes. Depois de os zagueiros e laterais do Flamengo fazerem o rival balançar de um lado para o outro com toques laterais, o Coringa se apresenta, deslocando-se do ataque para a linha do meio-campo.

Recebe de costas e, com movimentos rápidos, livra-se de Paulo Henrique e toca no vazio para Thiago Maia. Enquanto Maia aciona Gabigol, Gerson observa a possibilidade de rebote e dispara me diagonal. A bola sobra, e ele aparece como elemento surpresa.

Multiplicou-se em diferentes faixas do campo com variadas funções. Terminou como definidor da jogada, o que rendeu elogios de Tite.

- O Gerson trabalhou em diferentes setores. E ele tem um domínio de posições e funções quando foi para a França. Jogou na meia-esquerda, como segundo atacante, por vezes do lado. Pelo lado direito jogou com o Rogério Ceni e o Jorge Jesus vindo de fora para dentro.

- Jogador que traz característica de retenção na frente e de jogo apoiado. Depois ele chega (para definir), como aconteceu. Então é um jogador moderno e versátil. Trabalha como segundo meio-campista quando você tem um jogador que você pode soltar mais. A gente solta o Wesley. É um jogador extremamente moderno e com muita qualidade.

Jogador de seleção mais uma vez, algo que já era desde os tempos de Tite à frente do Brasil, Gerson vive um de seus melhores momentos no Flamengo . Hoje é líder dentro do vestiário e assumiu também papel de protagonismo técnico da equipe.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte