No ano de 2019, os dois grandes destaques entre os técnicos no futebol brasileiro foram estrangeiros: Jorge Jesus com o Flamengo e Jorge Sampaoli com o Santos . Por conta disso, o grande debate tem sido a presença de técnicos gringos no nosso futebol. Buscando uma recolocação no mercado depois de seu trabalho no Atlético-MG , Rodrigo Santana deu sua opinião nesta quarta-feira.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, de Santos, o técnico, nascido na cidade litorânea de São Paulo, falou sobre os feitos de Jorge Jesus e garantiu que "qualquer treinador que pegasse o Flamengo iria bem".

"Eu tenho certeza absoluta, assim como tenho convicção que qualquer treinador que pegasse o Flamengo iria bem. Não tiro o mérito do Jorge Jesus, que é bom para caramba. O time dele tem uma grande movimentação e você percebe que aquilo é fruto de treino. Existem falhas? É claro. A gente consegue observar, mas não está com o controle remoto para mudar aquilo de imediato. Nem sempre você tem no elenco os jogadores adequados para explorar as fragilidades apresentadas. Para parte da imprensa esportiva, o Jorge Jesus acabou com o mito de poupar jogadores que disputam várias competições", disse.

O comandante também relembrou quando venceu o Flamengo em Belo Horizonte por 2 a 1 com um a menos desde o final do primeiro tempo.

"Dá uma equipe que caiu ou que brigou para não cair para um estrangeiro e veja se ele consegue fazer isso. Eles não vão fazer. Não estou tirando o mérito deles, que são muito bons, mas é evidente quando você tem no seu elenco jogadores com características ofensivas, agudas e que joga bonito, tudo se torna mais fácil. Eu peguei o Flamengo no Horto e ganhamos por 2 a 1 com um a menos desde o final do primeiro tempo. Ao comparar os times do Flamengo que jogaram contra o Galo, no segundo turno entraram o Felipe Luís, o Rafinha e mais um zagueiro. O Jorge Jesus ajeitou a linha defensiva do time, mas do meio de campo para a frente eram os mesmos jogadores. Hoje vários clubes têm treinadores portugueses, mas quantos brasileiros treinam em Portugal? Quase nenhum", comentou.

"Qual foi a melhor campanha de Portugal em uma Copa do Mundo? Com o Felipão. Os portugueses teorizaram a prática. A gente fala contra-ataque e eles, transição ofensiva. Os estudiosos do futebol que nascem agora, principalmente os treinadores mais novos, que falam bonitinho, estão colocando em prática. O problema é que o glamour em torno dos técnicos estrangeiros está muito grande agora", finalizou.