Convidado especial do programa MunDu Meneses desta semana, o ex-jogador Fabiano , que vestiu camisas pesadas como as de São Paulo e Santos ao longo da carreira, falou sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo . Incluindo a passagem não tão bem-sucedida pelo Real Madrid , em 2005 .
O ex-meio-campista, que é genro de Luxa, contou bastidores do que já conversou com o treinador sobre o período na Espanha. E o que ouviu dele sobre a passagem "relâmpago" pelo Santiago Bernabéu.
Fabiano ainda afirmou que, à época, Luxemburgo já era um nome consagrado entre os treinadores - e até por isso recebeu o convite do Merengue -, mas que faltou experiência no futebol europeu ao comandante brasileiro.
"Ele (Luxemburgo) fala que faltou experiência nessa questão de poder conhecer um pouco mais o futebol europeu. Ele já era um treinador consagrado, tanto que o credenciou a ser treinador do Real Madrid. Que nem ele fala, lá toda quinta-feira tem o jantar do time, aí o Vanderlei chegou lá e queria tirar o jantar dos caras, que é cultural. Levou nutricionista. Foi querendo fazer uma coisa profissional, que ele já tinha essa visão no futebol brasileiro. Isso aí querendo ou não acabou espantando os caras, mas o time era muito bom", disse.
O ex-meio-campista ainda traçou um paralelo entre Luxa e Pep Guardiola , afirmando que, no seu auge, o técnico brasileiro tinha um nível tal qual ao que hoje tem o comandante do Manchester City . E lembrou como era complicado enfrentar os times armados por Luxemburgo.
"Nível de Guardiola. Os times do Vanderlei eram embaçados, a gente que vinha jogar contra. Mudava (time). Não tinha medo de mudar, mudava muito rápido. De pensar muito rápido, de ter a leitura, tem treinador que é bom, mas que não tem a leitura rápida de jogo. De não ter medo de colocar os moleques para jogar", finalizou.