Ex-massagista do Santos-AP relembra "gol contra" na Copinha de 2013


O Santos-AP está na fase final de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas essa não é a primeira vez que o time disputa a Copinha. Em 2013, o Peixe da Amazônia estreou na competição, com uma campanha marcada por pouco futebol e pela expulsão e entrada do massagista que "marcou um gol contra" em partida com o Flamengo. Confira o vídeo acima.

O GloboEsporte.com conversou com o ex-massagista do Santos-AP e atualmente técnico em enfermagem, Nilton Cesar, de 41 anos, apelidado de Biro-Biro, por sua semelhança com o ex-jogador do Corinthians da década de 80. Ele relembrou o motivo de ter entrado em campo e deu algumas dicas para que o representante do Amapá não cometa os erros de três anos atrás.

O Santos-AP tinha caído em um grupo nada fácil. Na primeira partida o time perdeu para o América-SP pelo placar de 1 a 0, depois foi goleado pelo Flamengo-RJ por 7 a 0 e foi derrotado pelo Rondonópolis-MT por 6 a 0. O time não marcou nenhum gol na Copinha daquele ano.

Santos-AP; Copa São Paulo de 2013; Amapá (Foto: Reprodução/Globo Esporte) Biro-Biro foi expulso no jogo entre Santos-AP e Flamengo pela Copinha em 2013 (Foto: Reprodução/Globo Esporte)

A partida contra o Flamengo foi a mais polêmica. O Peixe teve três jogadores expulsos, além de Biro-Biro, que antes de sair para o vestiário, pegou duas bolas, passou por dentro do campo, jogou uma delas no chão e chutou para dentro do gol do time do Amapá. Na época, o fato inusitado gerou repercussão na mídia nacional. Após quase três anos do episódio, o ex-massagista relembra o que aconteceu na partida contra o rubro-negro.

- Os times grandes têm sempre vantagens sobre os menores e esse jogo foi um exemplo. O árbitro marcava falta para o Flamengo, mas quando era para o Santos-AP, ele fingia que não via. No decorrer do jogo, um torcedor começou a me xingar e eu respondi para ele fazendo um gesto, que eles só ganhavam a gente roubando, aí o quarto árbitro viu e chamou o juiz para me expulsar dizendo que fiz gesto obsceno para a torcida - relembrou Biro-Biro.

Biro-Biro com a comisão técnica do Santos-AP de 2014; Amapá (Foto: Reprodução/Facebook) Biro-Biro (primeiro a esquerda) com a comissão técnica do Santos-AP de 2014 (Foto: Reprodução/Facebook)

O Ex-massagista conta que não se arrepende do que fez. E ressaltou que chutou a bola dentro do gol do Santos-AP, mas foi em protesto contra a arbitragem e não contra o time amapaense.

- Eu tomava conta dos materiais, e como eu tinha sido expulso eu comecei a recolher as bolas. Foi aí que ouvi a torcida gritando para eu ir para dentro do campo e fazer o gol. A minha vontade era fazer o gol no Flamengo, mas como eu já tinha sido expulso eu pensei que os policiais iriam me tirar de campo antes que eu chegasse na área do Flamengo, então o jeito foi fazer o gol no lado do Santos-AP. Eu quero que as pessoas entendam que o gol que fiz não foi contra o Santos-AP e sim contra o que estava acontecendo naquele jogo - contou o ex-massagista.

Biro-Biro, trabalho como enfermeiro no Campeonato Amapaense (Foto: Reprodução/Facebook) Biro-Biro trabalhou como enfermeiro no Campeonato Amapaense em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook)

Biro-Biro conta que na época recebeu apoio pela diretoria do Santos-AP, pelo "gol contra" que marcou, mas decidiu sair do time amapaense para trilhar novos caminhos. Atualmente, Biro-Biro é um dos enfermeiros da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e atuou no Amapazão 2015.

- Eu recebi muito apoio tanto pelo clube como pelos próprios torcedores de São Paulo. Antes de começar o Amapazão eu entreguei o meu cargo ao presidente do Santos-AP [Luciano Marba], disse para ele que já tinha chegado a minha hora no clube e precisava trilhar  novos caminhos. Time três ofertas de clubes para trabalhar, mas nenhuma se concretizou, foi então que veio o pedido para trabalhar como enfermeiro pela federação no Amapazão e eu aceitei - disse Biro-Biro.

Para Biro-Biro, a campanha do Peixe em 2015 irá depender da primeira partida que o time fará contra o Ituano, donos da casa. O ex-massagista do Santos-AP também criticou os jogadores amapaenses que disputam a Copinha, pois segundo ele, isso dispersa a concentração.

- O técnico do Santos-AP, Romeu Figueira, é um grande comandante e com certeza montou a melhor equipe para disputar a Copa São Paulo. Acredito que tudo vai depender do primeiro jogo do time. Os jogadores devem entrar em campo determinados e focados. O atleta quando sai daqui está mais preocupado em levar celular e câmera do que com a competição. Tem que entrar concentrado. Apesar de eu não estar com a equipe, estou torcendo, pois será o clube que irá representar o Amapá - afirmou.

Integrante do Grupo 16, que joga na cidade de Itu, o Peixe da Amazônia tentará conquistar o título inédito para o futebol amapaense. A primeira batalha para conseguir o feito será contra os donos da casa, Ituano-SP, em seguida enfrenta Grêmio-RS e Desportiva Ferroviária-ES.

Fonte: Globo Esporte