Ex-Flamengo e Corinthians, Fred Luz analisa diferenças de gestão entre os gigantes do futebol brasileiro

publicidade

Frederico Luz, atualmente Managing Director na Alvarez & Marsal, acumula uma vasta experiência no mundo do futebol, tendo atuado em grandes clubes como Flamengo e Corinthians. No Timão, Fred ocupou o cargo de CEO entre julho e dezembro do ano passado.

Com o conhecimento de quem também foi diretor de marketing e CEO do Flamengo entre 2013 e 2018, Fred Luz traçou um paralelo entre os dois clubes que concentram as maiores torcidas do Brasil. Na visão do executivo, embora o tamanho das torcidas seja semelhante, essa equivalência não se reflete nas receitas de Flamengo e Corinthians.

“Você vê que, por exemplo, enquanto o Flamengo hoje captura R$ 1,3 bilhão de receita, e o BAP (Luiz Eduardo Baptista, presidente do clube) já falou que é R$ 1,5 bilhão para esse ano de 2025, o Corinthians trabalha com R$ 800 milhões. Está muito aquém do que o Corinthians poderia ser”, explicou Fred Luz, em entrevista ao programa Game Changers.

“Eu acho que o Corinthians tem um potencial igual ou superior ao do Flamengo. Mas tem que trabalhar. Não é assim, “ah, eu tenho potencial, eu chego lá”. Naquela época ele faturava 200, estava um décimo do potencial, né? Eu diria que agora ele está 60, 70% do potencial”, complementou.

Engenheiro de formação e executivo de sucesso no setor varejista, Fred recebeu em 2013 um convite que mudou sua trajetória: assumir o marketing do Flamengo, seu clube do coração. Inicialmente receoso por se tratar de sua estreia no esporte, acabou aceitando a proposta. Sob a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, Fred ajudou a transformar o Flamengo de uma instituição endividada em uma potência financeira.

“Na minha juventude, eu era muito torcedor de futebol, de ir para o Maracanã de bandeira, sabe? Mas depois eu achei que o futebol ficou um negócio meio esquisito, com agendas que não eram as mais interessantes. Tanto que quando eu fui convidado por um amigo para ir lá olhar o Flamengo e tudo mais, minha primeira reação foi dizer: não, não vou me meter nesse negócio não, sabe? Não acho que seja uma coisa para gente séria”, admitiu o executivo.

A caminhada, no entanto, não foi simples. Apesar da recuperação econômica, o desempenho esportivo no período foi modesto, com a conquista de apenas uma Copa do Brasil e dois Campeonatos Estaduais em seis anos. Mesmo assim, Fred Luz vê os resultados com satisfação, lembrando que o desafio inicial era evitar o rebaixamento.

“No entanto, a experiência para mim foi espetacular. A gente conseguiu fazer muita coisa tratando o Flamengo como uma empresa realmente”, explicou Fred Luz que, além de chefiar o marketing, ocupou o cargo de CEO entre 2014 e 2018.

Depois da saída de Bandeira de Mello em 2018, Fred também deixou o clube, meses antes, para se envolver na coordenação da campanha presidencial de João Amoêdo pelo Partido Novo. Posteriormente, com Rodolfo Landim na presidência, o Flamengo viveu uma era de títulos.

Em 2024, Fred Luz assumiu como CEO do Corinthians, encarando um cenário extremamente conturbado. Pouco após sua chegada, o presidente Augusto Melo enfrentou um processo de impeachment em meio a denúncias envolvendo o contrato com a empresa VaideBet. Além disso, havia um obstáculo jurídico: o estatuto do clube não previa a contratação de pessoa física para a função de CEO, o que impediu sua efetivação formal no cargo.

Hoje, Fred Luz atua na área de Esportes e Entretenimento da Alvarez & Marsal, limitando-se a dar suporte na gestão financeira do Corinthians, sem exercer um cargo executivo no clube.

A entrevista com o Fred Luz aconteceu na “InfoMoney”, segue o link da matéria original.

https://www.infomoney.com.br/business/fred-luz-saida-ceo-corinthians/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social

Fonte: S1Live