Por Matheus Henrique
Em 2016, o Flamengo começava a colher os frutos da reestruturação financeira da gestão Bandeira de Mello e passava a abrir os cofres. Muricy Ramalho foi escolhido como treinador para reformular o clube, como o alto investimento no Centro de Treinamento, e o elenco, que recebeu um total de 15 novos nomes. Entre eles, o de Fernandinho.
Oriundo do Grêmio, por empréstimo até o fim do ano, Fernandinho entrou em campo em 32 oportunidades e marcou quatro gols. Um deles, o da classificação do Rubro-Negro às oitavas da Conmebol Sul-Americana, ao vencer o Figueirense por 3 a 1, após perder na partida de ida por 4 a 2.
Gringos elegem os cinco maiores do Brasil; veja o resultado
Por mais que a temporada acabasse com um terceiro lugar no Brasileirão e uma eliminação frustrante para o Palestino na Conmebol Sul-Americana, Fernandinho conseguiu tirar algo positivo do tempo em que vestiu rubro-negro. Em entrevista exclusiva ao FOXSports.com.br, ele considerou a passagem como inesquecível.
“Jogar no Flamengo foi um sonho. É um clube com uma história impressionante, foi algo inesquecível. A torcida impressiona. Foi muito bacana, fiz amigos, tive experiências bem marcantes”, disse o jogador.
No ano seguinte, o atacante retornaria ao Grêmio para conquistar a Conmebol Libertadores, marcando gol na final contra o Lanús (clique aqui e veja o gol). O Tricolor enfrenta o Flamengo na atual semifinal da competição, e o jogador não escondeu a empolgação com o duelo.
“São as equipes que jogam o melhor futebol do Brasil. Tenho amigos dos dois lados, (os clubes) têm jogadores que podem decidir a qualquer momento. Não vejo favorito, tudo pode acontecer. Estou na expectativa de que vai ser o melhor jogo do ano”, afirmou o atleta do Chongqing Lifan, da China.
O primeiro jogo da decisão será no dia 2 de outubro, na Arena do Grêmio, com transmissão dos canais FOX Sports. Conhecedor das equipes, Fernandinho indicou a postura que as equipes devem ter no duelo.
“O Grêmio tem de jogar para frente, só sabe jogar assim. Tem uma das melhores duplas de zaga do brasil, Geromel e Kannemann, passar deles é muito difícil. O Flamengo também tem uma bela dupla de zaga. É um jogo que vai ser decidido nos detalhes”, disse o atacante.
Ao término do contrato com o Imortal, Fernandinho se transferiu para o Chongqing Lifan, da China, no início de 2018. Aos 33 anos, o jogador não pensa em aposentadoria, mira retorno ao Brasil e não descarta vestir novamente a camisa de um dos seus ex-clubes (São Paulo, Atlético-MG, Grêmio e Flamengo).
“Quero estar pronto, bem fisicamente, para atuar em alto nível num dos grandes clubes que joguei ou em um novo. A aposentadoria é algo que não vou ter problema quando chegar a hora, mas procuro viver o dia a dia, temporada a temporada, e vou organizando com a família”, completou o jogador.
Sob supervisão de Guilherme Moreno
Leia também!
(Crédito da imagem: Gilvan de Souza/Flamengo)