O Liverpool não levou o Mundial de Clubes de 1981 a sério. Melhor para o Flamengo , que venceu por 3 a 0 e levantou a taça em Tóquio, no Japão.

"A nossa preparação para o jogo foi muito ruim”, relembra Phil Thompson, capitão daquele Liverpool, em entrevista à Folha de S.Paulo .

"O clima que existia entre nós era de amistoso, e não imaginávamos que o Flamengo levaria a partida tão a sério. Éramos, de longe, o melhor time da Europa", falou.

O jornal também conversou com o ex-atacante David Johnson, que admitiu que a viagem do elenco até a capital japonesa foi "uma piada".

"Hoje, para fazer o mesmo trajeto (de avião) você viaja praticamente em um hotel móvel. Quando fomos (para Tóquio em 1981), ficamos sentados por 24 horas. E o que te resta fazer nessas circunstâncias? Beber muita cerveja e jogar baralho durante todo o trajeto", contou.

Johnson garantiu à reportagem que os Reds não subestimaram o Flamengo na fatídica final, mas confessou que o elenco inglês não conhecia a maior parte dos jogadores rubro-negros.

"Eu nunca tinha ouvido falar do nosso rival, só conhecia o Santos. O nosso principal cuidado era não ter ninguém machucado", disse à Folha .

"Só conhecíamos um fato sobre o Flamengo: Zico", completou.

A equipe carioca não tomou conhecimento do Liverpool na decisão de 38 anos atrás.

Campeão do Libertadores, o Rubro-Negro venceu o time inglês - que havia conquistado a Champions League - por 3 a 0. Os gols foram marcados em 45 minutos, por Nunes (2x) e Adílio.

O resultado deixou o técnico Bob Paisley constrangido no vestiário do Estádio Nacional de Tóquio, conforme relato dos atletas à Folha .

O comandante pediu desculpa aos jogadores e lamentou a imagem de "um time de pub" deixada aos patrocinadores do clube.

A derrota elástica aconteceu justamente na cidade-sede da Hitachi, gigante japonesa de eletrônicos que apadrinhava o time inglês.

AGENDA

O Flamengo estreia no Mundial de Clubes na terça-feira que vem, às 14h30 (de Brasília). O Liverpool joga na quarta, também às 14h30 (de Brasília). A final acontece no dia 21.