O atual grupo de atletas do Flamengo, que vêm empilhando várias taças desde 2019, se aproxima das marcas conquistadas pela geração de ouro da década de 1980. Zico e Júnior, as principais referências daquele time, lideram há muito tempo a lista de maiores campeões pelo clube, com 13 títulos no currículo.
O Fla decide hoje o título da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente Del Valle. Após perder por 1 a 0 no primeiro jogo contra os equatorianos, a equipe rubro-negra precisa reverter a vantagem no Maracanã. A possível conquista não só significaria mais uma glória para o museu da Gávea, como também uma marca individual importante para alguns jogadores.
Caso o clube se sagre campeão nesta noite, alguns deles alcançarão o patamar de 12 troféus. Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Rodrigo Caio já acumulam 11 conquistas com a camisa rubro-negra e estarão presentes na partida. Bruno Henrique se recupera de lesão no joelho e é outro jogador nesta condição histórica. O camisa 7 foi contratado em meados de 2017, enquanto os outros chegaram no início de 2019.
Eles se igualariam a outros nomes com 12 taças. Junto dos goleiros Cantarele e César Bernardo, estão Diego Ribas e Willian Arão. O ex-capitão chegou nesta marca, ao vencer a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022, e se aposentou ao fim da temporada. Já o volante saiu um pouco antes para o futebol turco, mas também teve participação nos títulos.
O 12º título pelo Flamengo significa ficar a apenas um de igualar Zico e Júnior, com grandes chances de empatar na liderança histórica. Mesmo após as derrotas na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes, ainda há o Campeonato Carioca a curto prazo. Os jogadores também podem ultrapassar duas das maiores lendas rubro-negras até o fim da temporada.
Confira a lista dos maiores campeões pelo Flamengo:
- 13 títulos: Zico e Júnior
- 12 títulos: Cantarele, Diego Ribas, Willian Arão e César Bernardo
- 11 títulos: Leandro, Gabigol, Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Arrascaeta, Bruno Henrique, Diego Alves e Vitinho
- 10 títulos: Adílio, Andrade, Filipe Luís e Renê
- 9 títulos: Raul Plassmann
- 8 títulos: Tita e Gerson