Estrelas olímpicas do Brasil estamparam álbum de figurinhas de torneio de futsal em 2010

Quem gosta de futebol provavelmente já trocou figurinhas de algum grande campeonato. Porém, um campeonato amador de 2010 resolveu inovar. A Superliga de Futsal do Rio daquele ano criou um álbum de figurinhas que virou febre na época. Onze anos depois, vários dos pequenos sonhadores daquela competição hoje realizam o sonho de jogar profissionalmente.

Após surgir à parte da Federação de Futsal do Rio de Janeiro, a Superliga logo conquistou quem a disputava. A realização do Torneio Início, por exemplo, que servia como uma forma de aquecimento para a competição, fazia com que todos os atletas dos clubes se reunissem para duelos de mata-mata, tudo isso em apenas um dia, na quadra do Madureira (sub-09 e sub-11) e do Olaria (sub-13). Além de trazer um clima especial para o torneio, proporcionava uma integração diferenciada para os garotos e também para os pais, seja para estar em quadra, ou trocar figurinhas.

O Fluminense foi o campeão das categorias sub-11 e sub-13 na Superliga ao vencer o Vasco nas duas categorias. O Cruz-Maltino deu o troco no Tricolor no sub-09. Hoje zagueiro do Fluminense, Luan Freitas foi o artilheiro disparado do sub-09 ao marcar 19 gols pelo Pentágono. Na categoria acima, Vinicius Junior esteve entre os cinco maiores goleadores e fez 12 gols pelo Canto do Rio. No sub-13, Gerson, pelo Fluminense, e Bruno Guimarães, pelo Pentágono, marcaram nove gols cada e conseguiram um lugar entre os cinco artilheiros da competição.

Figurinhas da Superliga de Futsal do Rio de 2010: Guga, Bruno Guimarães, Vini Jr, Paulinho, Pedro, Douglas e Gerson — Foto: Infoesporte
2 de 16 Figurinhas da Superliga de Futsal do Rio de 2010: Guga, Bruno Guimarães, Vini Jr, Paulinho, Pedro, Douglas e Gerson — Foto: Infoesporte

Figurinhas da Superliga de Futsal do Rio de 2010: Guga, Bruno Guimarães, Vini Jr, Paulinho, Pedro, Douglas e Gerson — Foto: Infoesporte

- Lembro dessa competição por ser a primeira vez que eu ia sair em um álbum. Eles deram uma quebradinha lá, me botaram como goleiro, mas o que importa é que foi muito importante ter saído no álbum. Mesmo sendo muito zuado né, mas agora fez até um bem porque agora eu sou coringa confirmado mesmo. Jogo até de goleiro (risos) - relembrou Gerson, hoje volante do Flamengo.

- O álbum de figurinha era uma febre e cada um queria a sua para completar o álbum. Eu colecionava. Era uma competição muito boa e tínhamos vários jogadores da idade que eu conhecia. Tinha o Paulinho. Acho que saímos em quarto, mas conseguimos jogar bem e conhecer grandes jogadores. Comecei a jogar no Flamengo depois disso. E pude ter um início de carreira - afirmou Vini Jr, atacante do Real Madrid.

Vinicius Junior disputou aquele torneio na categoria sub-11 pelo Canto do Rio, de Niterói. Na mesma categoria, quem também se destacou na competição foi Paulinho. Hoje no Bayer Leverkusen, o ex-jogador do Vasco atuou pelo Madureira naquele ano de 2010.

- Foi uma competição muito legal. O torneio início foi no Madureira e eu jogava lá. Era meu primeiro ano na categoria pré-mirim. Acho que chegamos na final. Lembro muito do torneio início, quando teve o alvoroço todo, o álbum, troca de figurinhas - comentou o atacante do Leverkusen.

Além disso, a época de futsal traz frutos que muitos desses jogadores colhem até hoje. Lateral-direito do Atlético-MG, Guga foi outro que esteve na competição, atuando pelo sub-13 do Botafogo. De acordo com o jogador, a velocidade do jogo na quadra fez com que seu futebol no campo se potencializasse e evoluísse bastante.

- O futsal me ajudou muito no jogo curto, o pensar rápido. O jogo é muito dinâmico, e isso ajuda muito no campo. O controle de bola também, tudo isso ajuda muito. Acredito que todo mundo que começou no futsal vá dizer isso. Acredito que esses fatores foram super importantes - afirmou o lateral do Galo.

Guga deu os primeiros passos no futsal carioca — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
3 de 16 Guga deu os primeiros passos no futsal carioca — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Guga deu os primeiros passos no futsal carioca — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Outro atleta de nível mundial que atuou muitos anos pelas quadras do Rio de Janeiro foi Bruno Guimarães. Ex-Athletico e atualmente no Lyon, o volante relembrou a época de futsal e citou as características que considera mais importantes em seu estilo de jogo, que lembra muito o praticado no futebol de salão.

- Com certeza os dois pontos que posso afirmar que me ajudam muito é o controle de bola e o pensar mais rápido. Às vezes eu até erro um passe porque eu enxerguei e o cara não enxergou, mas eu vi o espaço por pensar rápido, acontece. Acho que isso tudo foi possibilitado graças ao futsal - disse o ex-jogador do Furacão.

Unidos por um sonho

Mas existe outra competição muito importante que une todos esses jogadores além da Superliga de Futsal de 2010: as Olimpíadas de Tóquio de 2021. Muitos dos atletas que disputaram aquela competição de futsal no subúrbio do Rio há onze anos agora têm a chance de se reunir novamente em um campeonato. Desta vez, para representar o país.

Com o Brasil classificado para defender o título conquistado no Rio de Janeiro em 2016, eles se preparam agora para realizar um dos sonhos de garoto: defender a seleção brasileira em uma competição do tamanho dos jogos olímpicos.

- Eu estava com meu pai no Rio, a gente foi para a rua, no meio de uma multidão, ver o jogo (final das Olimpíadas 2016). Não conseguimos estar no estádio, mas fomos para a rua torcer. De cantar, pular e gritar. Foi muito emocionante quando o Brasil conquistou o ouro. E uma Olimpíada depois, poder estar ali defendendo o ouro que eu tanto torci é muito emocionante, para mim e para a minha família. A ficha ainda não caiu, só vai cair quando eu estiver lá, se Deus quiser. É um sonho de criança que pode se realizar logo logo - destacou Guga.

Apesar de já vestir a camisa principal da seleção, Bruno Guimarães é outro que enxerga com bons olhos a chance de obter o bicampeonato da competição. O volante do Lyon fez questão de elogiar a geração que estará em Tóquio e assegurou que o Brasil vai com tudo para o torneio.

- É um sonho nosso. Ficava muita gente falando que o Brasil tinha aquela pressão de não ter ganho, bom que já tiraram essa pressão (risos). A gente tem muito jogador de qualidade. Dos últimos tempos, acho que essa seleção de agora para jogar as Olimpíadas é uma das mais qualificadas. A gente quer sim conquistar o ouro, é o sonho de todo mundo . A gente espera poder ganhar, mas sabe que também tem outros times de muita qualidade - ressaltou Bruno.

Bruno Guimarães em ação pela seleção brasileira sub-23 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
4 de 16 Bruno Guimarães em ação pela seleção brasileira sub-23 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Bruno Guimarães em ação pela seleção brasileira sub-23 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O lateral do Atlético-MG também está confiante na campanha em busca do bicampeonato em Tóquio.

- Acredito que essa geração é uma das melhores que a nossa seleção já teve para as Olimpíadas. A gente vem defendendo um ouro olímpico. É uma responsabilidade a mais. Mas, tenho certeza que o grupo está muito preparado - analisou Guga.

A convocação final do grupo que disputará as Olimpíadas ainda não tem data definida. No entanto, o técnico André Jardine possivelmente levará alguns dos nomes que já encantavam nas quadras do Rio de Janeiro na década passada. Se antes, a presença no álbum de figurinhas foi motivo de festa, agora uma convocação para representar o Brasil em uma Olimpíada é a concretização de um sonho ainda maior. Desta vez, a presença no álbum seria a garantia de passaporte carimbado para o Japão.

Veja a figurinha de alguns jogadores e onde eles estão hoje:

Figurinha do Gerson, meio-campo do Flamengo — Foto: Infoesporte
5 de 16 Figurinha do Gerson, meio-campo do Flamengo — Foto: Infoesporte

Figurinha do Gerson, meio-campo do Flamengo — Foto: Infoesporte

Figurinha do Pedro, atacante do Flamengo — Foto: Infoesporte
6 de 16 Figurinha do Pedro, atacante do Flamengo — Foto: Infoesporte

Figurinha do Pedro, atacante do Flamengo — Foto: Infoesporte

Figurinha do Bruno Guimarães, meio-campo do Lyon — Foto: Infoesporte
7 de 16 Figurinha do Bruno Guimarães, meio-campo do Lyon — Foto: Infoesporte

Figurinha do Bruno Guimarães, meio-campo do Lyon — Foto: Infoesporte

Figurinha do Paulinho, atacante do Bayer Leverkusen — Foto: Infoesporte
8 de 16 Figurinha do Paulinho, atacante do Bayer Leverkusen — Foto: Infoesporte

Figurinha do Paulinho, atacante do Bayer Leverkusen — Foto: Infoesporte

Figurinha do Vinicius Junior, atacante do Real Madrid — Foto: Infoesporte
9 de 16 Figurinha do Vinicius Junior, atacante do Real Madrid — Foto: Infoesporte

Figurinha do Vinicius Junior, atacante do Real Madrid — Foto: Infoesporte

Figurinha do Douglas, meio-campo do PAOK — Foto: Infoesporte
10 de 16 Figurinha do Douglas, meio-campo do PAOK — Foto: Infoesporte

Figurinha do Douglas, meio-campo do PAOK — Foto: Infoesporte

Figurinha do Guga, lateral do Atlético-MG — Foto: Infoesporte
11 de 16 Figurinha do Guga, lateral do Atlético-MG — Foto: Infoesporte

Figurinha do Guga, lateral do Atlético-MG — Foto: Infoesporte

Figurinha do Gabriel Pec, meio-campo do Vasco — Foto: Infoesporte
12 de 16 Figurinha do Gabriel Pec, meio-campo do Vasco — Foto: Infoesporte

Figurinha do Gabriel Pec, meio-campo do Vasco — Foto: Infoesporte

Figurinha do Ribamar, atacante do América-MG — Foto: Infoesporte
13 de 16 Figurinha do Ribamar, atacante do América-MG — Foto: Infoesporte

Figurinha do Ribamar, atacante do América-MG — Foto: Infoesporte

Figurinha do Vinícius, atacante do Vasco — Foto: Infoesporte
14 de 16 Figurinha do Vinícius, atacante do Vasco — Foto: Infoesporte

Figurinha do Vinícius, atacante do Vasco — Foto: Infoesporte

Figurinha do Luiz Henrique, meio-campo do Fortaleza — Foto: Infoesporte
15 de 16 Figurinha do Luiz Henrique, meio-campo do Fortaleza — Foto: Infoesporte

Figurinha do Luiz Henrique, meio-campo do Fortaleza — Foto: Infoesporte

Figurinha do Mauricio Souza, técnico interino do Flamengo — Foto: Infoesporte
16 de 16 Figurinha do Mauricio Souza, técnico interino do Flamengo — Foto: Infoesporte

Figurinha do Mauricio Souza, técnico interino do Flamengo — Foto: Infoesporte

Fonte: Globo Esporte