Estreia de Romário, polêmica de 81 e Copa do Brasil marcam relação de Flamengo e Serra Dourada

O Flamengo volta ao Serra Dourada neste domingo após mais de quatro anos sem visitar o Gigante do Cerrado, que passou por um período sem poder receber partidas oficiais. Com expectativa de torcida dividida na arquibancada, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-GO na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir de 16h (de Brasília).

A expectativa é de um público de quase 40 mil torcedores para assistir o duelo. O Flamengo , que reúne muita torcida na região, tem algumas histórias curiosas ao longo dos anos com o Serra Dourada. O ge lembrou alguns momentos marcantes do Rubro-Negro que inclui partidas históricas, como título da Copa do Brasil e a polêmica estreia de Romário em 1995.

A boa relação começou lá atrás, quando o Flamengo participou de um dos primeiros jogos do estádio. Em 1975, pouco tempo depois da inauguração, o Rubro-Negro venceu o Palmeiras por 1 a 0 pelo Torneio Quadrangular de Goiás.

Poucos anos depois, em 1981, o Serra Dourada foi palco de um dos jogos mais falados da história do Flamengo . O estádio recebeu a partida de desempate entre o Rubro-Negro e o Atlético-MG pela primeira fase da Copa Libertadores. O duelo foi encerrado após a expulsão de cinco jogadores do Galo e, com isso, o Fla se classificou. A arbitragem de José Roberto Wright até hoje é alvo de muita reclamação dos mineiros. Na sequência da competição, comandados por Zico, Júnior e Leandro, os cariocas fizeram história e a conquistaram pela primeira vez.

José Roberto Wright confusão final Atlético-MG x Flamengo — Foto: Eurico Dantas / Agência O Globo

Outra boa lembrança no Serra Dourada é a conquista da Copa do Brasil de 1990, a primeira do clube. O zagueiro Fernando foi o herói improvável de um importante título para um dos maiores ídolos da história do clube: Júnior. O craque voltou ao Flamengo uma temporada antes para atender um pedido do filho Rodrigo, que queria vê-lo jogador com a camisa rubro-negra.

- Em 1974, eu estreei no Flamengo e exatamente um ano depois estava jogando no Serra Dourada. Posteriormente tive a oportunidade decidir a Copa do Brasil de 1990, jogando contra o Goiás e sendo campeão. Então o Serra Dourada tem uma parte muito feliz da minha vida. Na década de 70, 80 todo mundo queria jogar no Serra Dourada, principalmente pela qualidade do campo - comentou Júnior ao ge.

Goiás x Flamengo no Serra Dourada na final da Copa do Brasil de 1990 — Foto: O Popular

Já em 1995, o Serra Dourada foi o palco da estreia de Romário, a maior contratação da história do futebol brasileiro, no ano do centenário do clube. O atacante, que na época tinha o título de melhor jogador do mundo por conta da conquista da Copa em 1994, deixou o Barcelona e escolheu o Flamengo como casa. A estreia foi em Goiás e, sem marcar, o Baixinho deixou o gramado bastante vaiado pelos torcedores.

Romário fez seu primeiro jogo pelo Flamengo contra a seleção do Uruguai — Foto: Acervo O Globo

Estreia de Romário pelo Flamengo no Serra Dourada — Foto: Divulgação / Flamengo

Dois anos depois, as vaias deram lugar a uma verdadeira ovação em um dos últimos jogos antes de voltar ao Valencia, clube para o qual tinha se transferido pela primeira vez em 1996. Em goleada por 4 a 1 sobre o Goiás, fez três gols, um deles de falta.

Nos anos 2000, o Flamengo jogou algumas partidas no Serra Dourada. Na última três, o Rubro-Negro saiu vencedor. Em 2017, se classificou na Copa do Brasil após vencer o Atlético-GO por 2 a 1 no estádio. A última vez que esteve no Gigante do Cerrado foi em 2019, o ano inicial da segunda geração mais vitoriosa da história do clube.

O jogo terminou empatado por 2 a 2, mas rendeu uma contratação futura para o Rubro-Negro. Michael, que já era destaque do Brasileirão, foi quem empatou no apagar das luzes. O atacante foi contratado logo depois, na janela de 2020, e se tornou uma peça importante no elenco.

Goiás x Flamengo Serra Dourada — Foto: Victor Hugo Araújo/GloboEsporte.com

Michael deixou o clube em 2022 e levou na bagagem um Brasileiro, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e dois estaduais. Além dos prêmios individuais de Craque da Galera e de segundo melhor atacante do Brasileirão 2022. Em duas temporadas, marcou 23 gols em 105 partidas.

Ao longo da história, o Flamengo disputou 37 partidas no Serra Dourada: 15 vitórias, 16 empates e apenas seis derrotas. Foram 50 gols marcados e 33 gols sofridos.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte