Estampa de roupa, música e até mural: torcida do Central Córdoba eterniza vitória sobre o Flamengo

publicidade

O Flamengo nunca jogou em Santiago del Estero antes desta quarta-feira. Mesmo assim, há referências ao clube brasileiro espalhadas pelas ruas da cidade argentina e marcadas nos corações dos santiaguenhos por causa de um feito histórico alcançado pelo Central Córdoba.

A vitória do Central sobre o Flamengo por 2 a 1, em abril, no Rio de Janeiro, foi e ainda é comemorada como um título pelos torcedores locais. Virou estampa de bonés e camisetas, música e até pintura em um mural. O "Maracanazo", termo referente à derrota da seleção brasileira para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, virou "Santiagueñazo".

Vitória do Central Córdoba sobre a Argentina repercute na mídia argentina — Foto: Reprodução

O resultado no Maracanã é considerado um dos grandes feitos da história do clube de Santiago del Estero, que ficou por 48 anos na segunda divisão até subir em 2019 e ganhou seu primeiro título expressivo em 2024, ao conquistar a Copa Argentina em cima do Vélez Sarsfield.

O Central Córdoba foi o primeiro time argentino a vencer o Flamengo no Maracanã na história da Libertadores. O Rubro-Negro disputou 10 jogos contra adversários do país vizinho no torneio, com sete vitórias e dois empates, além do revés para a equipe de Santiago del Estero. O segundo jogo entre as equipes será nesta quarta, às 21h30, no Estádio Único Madre de Ciudades.

Bairro Sarmiento, em Santiago del Estero, exibe pinturas com referência ao futebol — Foto: Emanuelle Ribeiro

Caminhando pelo bairro Sarmiento, a primeira pintura avistada é a de Maradona, o maior ídolo do futebol argentino. Mais à frente, o campeão mundial de 1986 é retratado novamente, desta vez junto com um ídolo mais recente: Messi, campeão da Copa do Mundo de 2022. Neste segundo mural, ao lado da dupla há uma outra arte em que a tinta ainda está fresca.

Torcedor do Central Córdoba pinta mural com referência à vitória sobre o Flamengo — Foto: Emanuelle Ribeiro

Há quatro dias, o artista Angel Taboada, que assina as demais pinturas, desenhou em um dos muros do bairro a imagem de José Florentín comemorando o gol que marcou pelo Central Córdoba contra o Flamengo. Junto à representação do jogador, foi pintado o Maracanã e o Cristo Redentor, com a data da grande façanha: 9 de abril de 2025.

- A imagem diz tudo. Ele fez o gol e não acreditou. Parece que pensou: “Que isso”. Muito icônica. Maracanã é um sonho para nós, para aqueles que foram e para quem não pôde ir. O jogo passou, mas esta imagem ficará - disse Angel ao ge .

José Florentín comemora gol em Central Córdoba x Flamengo — Foto: Central Córdoba

José Florentín comemora gol em Central Córdoba x Flamengo — Foto: Reprodução

A arte no bairro é incentivada por um torcedor fanático do Central Córdoba: Bruno, filho de Sara Díaz. É no muro da casa da mãe que a pintura se apresenta para os vizinhos. O santiaguenho viajou com o filho de ônibus para o Rio de Janeiro para assistir ao jogo no Maracanã.

- Florentín ficou muito emocionado e surpreso com a homenagem. Nunca esperávamos isso. Estava sozinha em casa, porque meu filho e meu neto estavam no Brasil. Foi uma emoção para todos, não parava de chorar. Santiago, um lugar pequeno como é, imagina uma equipe do interior ganhar do grande Flamengo? - destacou Sara.

Sara e o filho Bruno junto com o artista Angel (à direita), responsável pela pintura — Foto: Emanuelle Ribeiro

Quando a torcedora diz que Florentín ficou emocionado é porque ela viu a reação do jogador de perto. Na segunda-feira, o meio-campista do Central visitou o mural e confraternizou com torcedores do time, que costumam se concentrar no bairro para os jogos. O momento foi compartilhado pelo clube nas redes sociais (veja no vídeo que abre a matéria) .

- Um orgulho enorme que tenham me homenageado. Nunca pensei passar por isso - disse Florentín.

José Florentín, do Central Córdoba, autografa pintura em sua homenagem — Foto: Central Córdoba

A vitória sobre o Flamengo está eternizada no bairro junto com outros momentos e personagens marcantes. Além de Messi e Maradona, há em outro ponto do bairro uma pintura do técnico Omar De Felippe com a taça da Copa Argentina de 2024.

Os torcedores do Central Córdoba viajaram cerca de dois dias de ônibus para apoiar o time no Rio de Janeiro. Na volta a Santiago del Estero, empolgados pela vitória, criaram uma música que é entoada pelas ruas da cidade e que será cantada no Estádio Único Madre de Ciudades, nesta quarta.

Eu joguei a Copa no Maracanã
Para o Rio nós fomos de festa
Todo mundo já sabe o que é Central
Nos maus momentos também torcemos
Por isso eu peço a este elenco
Jogar com raça para ser campeão de novo
Estivemos sempre em maus momentos
Mas esta torcida sempre foi de primeira
...

Torcedor do Central Córdoba usa boné com referência à vitória sobre o Flamengo — Foto: Emanuelle Ribeiro

O resultado também está estampado em bonés e camisetas usados pelos torcedores do Central Córdoba, que exibem com orgulho o feito histórico de ter vencido um dos clubes mais poderosos da América, três vezes campeão da Libertadores e favorito no Grupo C. Independentemente do capítulo que será escrito nesta quarta, o Central já se encontrou com seu final feliz.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte