Espião Estatístico mostra em quadro o desempenho que levou Gabigol à seleção brasileira

Gabriel Barbosa foi convocado para a seleção brasileira pelo técnico Tite, que afirmou: "A campanha dele o credenciou" . Por sua vez, o Espião Estatístico convocou o economista Bruno Imaizumi para que ele aplicasse modelos estatísticos sobre nossos dados para tentarmos mostrar em uma arte o quanto o atacante do Flamengo está sobrando em comparação com a concorrência. Veja se você encontra o Gabigol no quadro abaixo, que reúne jogadores com cinco gols ou mais no Brasileirão. Quanto mais para cima os jogadores aparecem, mais eficientes eles foram, ou seja, eles fizeram mais gols do que se esperava* que fizessem. Quando mais para a direita estão, mais decisivos eles foram.

Quanto mais para cima, mais eficientes; quanto mais para a direita, mais decisivos — Foto: infoesporte

Quanto mais para cima, mais eficientes; quanto mais para a direita, mais decisivos — Foto: infoesporte

Se você procurou com atenção, não o encontrou. Foi proposital: quando Gabigol é colocado nesse infográfico ele fica tão distante, tão "fora da curva", que fica difícil destacar todos no espaço disponível. Se quer saber onde Gabriel Barbosa está em relação aos demais, vá direto ao final da matéria. Ou antes veja outros dados de desempenho dele.

A tabela de artilheiros do Campeonato Brasileiro é insuficiente para explicar a convocação de Gabigol para a seleção brasileira. Goleador máximo da competição com 16 gols em 15 jogos e média de um gol a cada 87 minutos, ele tem seis gols a mais do que o segundo maior goleador da competição, o também atacante Gilberto, do Bahia. Além disso, ele ainda fez três assistências para companheiros marcarem. Gabriel participou de 45% de todos os gols do Flamengo no Brasileirão.

O atacante Gabriel, o Gabigol — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

O atacante Gabriel, o Gabigol — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Na 15 partidas que o atacante disputou, o Flamengo conquistou 11 vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento de 77,8% dos pontos disputados nessas partidas é maior inclusive do que o aproveitamento do líder Flamengo em todos os 19 jogos (73,7%). Ou seja, sem Gabigol o desempenho do Flamengo diminuiu. Nos quatro jogos em que ele não atuou o Flamengo venceu dois, empatou um e perdeu o outro, um aproveitamento de 58,3%.

Na temporada, o atacante do Flamengo já marcou 30 gols em 40 partidas e tem média de um gol a cada 116 minutos em campo e ainda fez seis assistências para companheiros marcarem. Tem participação direta em 38% dos gols da equipe.

Além de balançar muito a rede adversária, Gabriel faz gols decisivos . Para o Espião Estatístico, um gol é considerado decisivo quando a equipe que marca está empatando o jogo ou perdendo por um gol de diferença. Dos 16 gols marcados no Brasileirão, oito foram decisivos , sete quando empatava e um quando perdia por um gol, independentemente do placar final da partida. Vale o momento. Na temporada, ele tem 16 gols decisivos. Ter a metade dos gols como decisivos é muito ou é pouco?

Metodologia*

Foi exatamente para ter uma visão mais precisa dessa questão que pedimos ajuda ao economista Bruno Imaizumi. O primeiro passo foi determinar o que se esperava do atacante.

- O modelo de "Gols Esperados" ou "Expectativa de Gols" (xG, do inglês Expected Goals), é uma métrica consolidada no mundo de análise de dados. Leva em consideração a eficiência média dos jogadores dependendo da distância, do ângulo, do tipo de finalização, se de cabeça, com a perna direita ou com a esquerda ou outra parte do corpo, e também a origem do lance de ataque, se um contra-ataque, um lateral, um cruzamento ou uma falta levantada, já que é mais fácil fazer um gol de pênalti do que em uma cobrança de falta direta - afirmou Imaizumi. O fator casa também tem peso no cálculo.

A partir daí, o modelo subtrai do total de gols marcados o que se esperava que ele marcasse pela dificuldade dos lances. Para chegar aos parâmetros de referência, Imaizumi utilizou 31 mil finalizações dos Brasileirões de 2016 a 2019 coletadas pelo Espião Estatístico.

- Gols marcados menos os gols esperados é um índice de eficiência que nos permite saber se cada atleta está acima ou abaixo do potencial. De maneira simplificada, retorna a probabilidade de um jogador médio dos Brasileirões de 2016 a 2019 fazer um gol esperado.

Agora, dá só uma olhada a distância de Gabigol para os demais jogadores que marcaram cinco gols ou mais considerados. Quanto mais para a direita, mais decisivo; quanto mais para cima, mais eficiente.

Quanto mais para cima, mais eficientes; quanto mais para a direita, mais decisivos — Foto: infoesporte

Quanto mais para cima, mais eficientes; quanto mais para a direita, mais decisivos — Foto: infoesporte

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Azevedo

Fonte: Globo Esporte