Escoltado pela polícia, Flamengo embarca para o clássico contra o Vasco

O embarque do Flamengo para Brasília, onde o clube fará o clássico contra o Vasco na quarta-feira, pelo Campeonato Estadual, não foi marcado por protestos como havia o receio. Apesar do policiamento reforçado, os jogadores chegaram tranquilamente no Aeroporto Internacional do Galeão, do Rio de Janeiro.

O torcedor e sócio do clube Junior Tomé entregou uma carta para o zagueiro Wallace ler aos jogadores. Foi um protesto solitário e pacífico no local.

Pela manhã, os atletas fizeram o último treinamento no Ninho do Urubu sem qualquer reforço na segurança na entrada do Centro de Treinamento, em Vargem Grande, um dia depois da invasão de torcedores. Apenas dois funcionários fazem a verificação de quem chega e sai, amparados por uma cancela. Um outro permanece ao lado do campo 2.

Jogadores do Flamengo no embarque para Brasília
Jogadores do Flamengo no embarque para Brasília Foto: Guilherme Pinto / Extra

O diretor de futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, veio a público comentar a reunião entre membros de uma torcida organizada do clube e jogadores, que aconteceu na manhã de segunda-feira, durante o treinamento no Ninho do Urubu. O dirigente voltou a negar que tenha havido autorização para a entrada de torcedores.

- Quando estávamos aqui para iniciar o treinamento, fomos comunicados que tinha um grupo de torcedores lá fora. Como todos vocês têm meu telefone, eles também tinham, e eu estou pensando em mudar. Se vocês têm que esperar, por que teria atitude diferente? Eles entraram, tentei demovê-los da ideia. Quando começamos a solicitar o aumento da segurança, eles já estavam. A intenção foi minimizar o estrago. Para que eles saíssem, após o treino, alguns atletas tiveram conversa com ele. Excetuando-se o fato lamentável da invasão, a conversa foi razoável. Naquele momento tínhamos segurança suficiente. Nós aqui não admitimos isso - disse Caetano.

Torcedor do Flamengo entregou carta para Wallace no aeroporto
Torcedor do Flamengo entregou carta para Wallace no aeroporto Foto: Guilherme Pinto / Extra

Veja a íntegra da carta:

" A NAÇÃO NÃO MERECE!

Crescemos ouvindo e cantando: "vencer, vencer, vencer", a história nos acostumou mal e por isso as derrotas sempre foram exceções. Somos Flamengo em qualquer circunstância, qualquer situação, ultrapassamos fronteiras, ignoramos a situação econômica do país, incentivamos jogadores limitados, tudo isso desde que as tradições e o nosso dna sejam mantidos: muita entrega, indignação pela derrota, sinergia entre time e torcida. Tudo muito diferente do que temos visto neste elenco que estamos sustentando e aturando desde o ano passado.

Todo nosso estoque de paciência terminou e não é de hoje, iniciamos o ano disputando três competições, ainda estamos no terceiro mês de 2016, fomos eliminados em uma delas e neste exato momento, estamos 'balançando' em outras duas. O clube que mais arrecada deve cobrar e muito o elenco que tanto envergonha.

A torcida não pode pagar pela falta de planejamento, desde outubro de 2009 temos ciência do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos. Viagem e cansaço, são temas que não nos cabem, nossa parte nós temos feito e muito além do nível de merecimento deste time. Lotamos aeroportos, estádios, esgotamos ingressos e a distância não tem sido obstáculo para isso. Os homens que vestem nosso manto, tem sido tratados Brasil afora como verdadeiras estrelas, tamanha dedicação desta torcida que espera urgentemente por uma atuação convincente dentro de campo.

Nós somos o ativo mais valioso deste clube, não temos autorização para responder em nome de toda a NAÇÃO RUBRO NEGRA, mas transcrevemos aqui a indignação de grande parte dela. Nós somos o Flamengo, nós somos a torcida do Flamengo, a mesma que foi a Sergipe e saiu de cabeça baixa, a mesma que foi ao Pacaembu e sequer vocês agradeceram aquele feito histórico ao término da partida, a mesma que cantou durante noventa minutos em Juíz de Fora e vocês mais uma vez envergonharam.

Acreditem, vocês fazem parte de um clube centenário, clube mais querido do mundo, clube de maior torcida da galáxia, clube com grande importância na história deste país. Honrem este manto, respeitem as tradições do Clube de Regatas do Flamengo, se nós temos como papel principal apoiar, vocês possuem como missão, o compromisso com as vitórias. Nessa divisão de responsabilidades, nossa parte nós temos feito e com muita excelência.

Acordem, enquanto ainda há tempo!

A glória do Flamengo é e sempre será lutar" .

Fonte: Extra