Entre razão e emoção, Danilo começa a abrir espaço no Flamengo e se surpreende com futebol brasileiro

publicidade

Admirado com a qualidade do time do Flamengo após o título da Supercopa do Brasil, Danilo já falou dentro do vestiário que "vai ter que suar muito para conseguir jogar". Mas o experiente zagueiro, de 33 anos, com apenas dois jogos completos já começou a fincar o seu espaço na equipe e encher os olhos de Filipe Luís.

— O Danilo é o tipo de jogador que tem que vir para o Brasil para ser valorizado. É um cara que passa 12, 13 anos na Europa jogando só nos maiores clubes, campeão da Champions, campeão de tudo e é questionado. Quando joga no Brasil, sobra de um jeito que nós não conseguimos entender. É um espetáculo ver esse tipo de jogador escolher vir para o Flamengo — disse o treinador em entrevista coletiva na quarta-feira.

Danilo foi o grande destaque da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo ao lado de Léo Ortiz. Jogo em que fez a sua estreia no Maracanã com a camisa do clube do coração. E com direito a assistência na mesma baliza do famoso gol de falta de Petkovic em 2001, que marcou sua infância. Haja razão para equilibrar a emoção que tem sido esse seu início no Flamengo :

— É difícil manter o equilíbrio emocional em ser muito profissional e ser torcedor, porque realmente é uma coisa muito diferente para mim, é uma sensação muito difícil de explicar. Muito satisfeito de ter participado, de estar envolto naquilo que é o projeto do Flamengo , de poder jogar, auxiliar os meninos, me sentir vivo. Eu sou chato, falo com eles o tempo inteiro. Ao mesmo tempo que me cobro, eu vibro quando a jogada dá certo. Tem sido muito grandioso fazer parte disso, mas espero que seja só o começo. O que diferencia os grandes é não parar de pensar no próximo jogo. Acho que essa mentalidade a gente tem desenvolvido dentro do Flamengo e tem muito a crescer.

Depois do jogo, até o perfil oficial em português do Campeonato Italiano surfou no hype e postou uma foto de Danilo pela Juventus com a legenda: "Aprovado, Nação?"

A emoção de Danilo não é perceptível apenas em suas palavras. Quando foi apresentado no Maracanã no fim de janeiro, o zagueiro caminhou pelo gramado e parou algumas vezes para ficar admirando o estádio e a torcida. Ritual que repetiu na última quarta-feira, ao entrar em campo antes do aquecimento.

— Durante tantos anos de carreira a gente vai criando alguns rituais que fazem com que a nossa cabeça entenda que é o momento de ligar a máquina e trabalhar de verdade. Mas sem dúvida nenhuma eu tento me conectar com o ambiente, com a torcida, com o gramado... Aqui é minha casa agora, então a gente tem que se conectar com a nossa casa, fazer com que a energia seja boa para que as coisas possam correr da melhor maneira — explicou o jogador, que por outro lado foi mais um a criticar o campo do Maracanã:

— Está bastante duro. Acho que essa é uma coisa que todo mundo já falou, não vou ser o primeiro nem o último. Se a gente tiver um gramado melhor, uma bola melhor, só potencializa o campeonato, o produto.

Filipe Luís e Danilo aplaudem torcida do Flamengo após vitória — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / CRF

E por falar em produto, Danilo se mostrou surpreso com o que tem visto do futebol brasileiro nestas primeiras semanas. Depois de 13 anos no futebol europeu, o zagueiro elogiou a evolução tática dos times do país:

— Tem me surpreendido muito, principalmente contra o Botafogo, a gente já se enfrentou duas vezes. No outro jogo do Fluminense. Acho que as equipes evoluíram muito na parte tática. Não acompanhava tanto assim o futebol brasileiro em função de horário, esse tipo de coisa. Acompanhava quando dava, mas fiquei surpreso com a evolução, com aquilo que tem sido apresentado em termos táticos. Tecnicamente nem se fala, os jogadores têm uma capacidade muito acima.

— Costumo dizer que nos treinos se você facilitar a molecada te dá caneta mesmo, e não tem estresse. Então isso, para mim, tem sido uma grande surpresa. Acho que o futebol brasileiro tem um potencial enorme para vender um produto maravilhoso. Precisa de uma sinergia entre nós, atletas, estafes, diretorias, imprensa... É um produto maravilhoso que pode ser vendido para o mundo inteiro de uma maneira maravilhosa.

Líder do Campeonato Carioca e com um pé na semifinal, o Flamengo volta a campo neste sábado, às 21h45 (de Brasília) no Maracanã, e tem pela frente o terceiro clássico seguido, agora contra o Vasco. Danilo elogiou o rodízio que tem feito Filipe Luís, mas brincou que não quer sair do time:

— É um calendário longo, muito difícil, de muitos jogos, então acho que ele (Filipe Luís) tem sido inteligente em poder fazer essa rotação e dar minutos a todos. Demonstrar que todos podem ser importantes. Quanto ao clássico, eu sou jovem e quero jogar (risos).

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Raio-x: Flamengo de Filipe Luís se destaca na capacidade de gerar vantagens e situações de gol a partir da saída de bola

Raio-x: Flamengo de Filipe Luís se destaca na capacidade de gerar vantagens e situações de gol a partir da saída de bola

O calendário brasileiro colocou os Estaduais numa posição um tanto ingrata, especialmente para os clubes economicamente mais poderosos do país. Perder significa instabilidade, pressão. Ganhar conduz...

Veja sete jogadores campeões da Libertadores Sub-20 que podem despontar no profissional do Flamengo

Veja sete jogadores campeões da Libertadores Sub-20 que podem despontar no profissional do Flamengo

Primeiro bicampeão da história da Libertadores Sub-20, com os títulos consecutivos de 2024 e 2025, o Flamengo começa a ver uma geração talentosa entregando cada vez...

Análise: Favorito, Flamengo terá viagens como pedra no sapato em grupo 'satisfatório' na Libertadores

Análise: Favorito, Flamengo terá viagens como pedra no sapato em grupo 'satisfatório' na Libertadores

Grande favorito do grupo C para ir às oitavas de final da Libertadores na primeira colocação, o Flamengo terá que superar um fator que já mostrou...

Com Filipe Luís e ambiente mais leve, Flamengo vive início de ano mais otimista desde Jorge Jesus

Com Filipe Luís e ambiente mais leve, Flamengo vive início de ano mais otimista desde Jorge Jesus

Campeão Carioca e da Supercopa do Brasil, invicto sob o comando de Filipe Luís e com um futebol que agrada à torcida. A largada do Flamengo...

Entenda como o Flamengo tentará se equilibrar entre intensidade e lesões para o restante da temporada

Entenda como o Flamengo tentará se equilibrar entre intensidade e lesões para o restante da temporada

A facilidade com que o Flamengo superou seus adversários no Campeonato Carioca não evitou que muitos dos seus principais jogadores sofressem com problemas físicos durante o...