A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou, nesta semana, seus rankings anuais de clubes e campeonatos mais fortes do mundo. Nas listas, cinco equipes do Brasil apareceram à frente de times como o Real Madrid , e a Série A só perdeu para a Premier League .

Mas quais são os critérios que fizeram com que o Brasileirão superasse LaLiga , por exemplo, e valorizasse tanto os anos de Flamengo , Palmeiras , Atlético-MG , Grêmio e Internacional ?

As posições são definidas com base na soma de pontos conseguidos por cada equipe em critérios estabelecidos pela IFFHS. Os números são ponderados de acordo com o nível de cada competição.

Vitórias na Uefa Champions League , Copa Libertadores , Supercopa da Uefa valem, por exemplo, 14 pontos. Já um triunfo Liga Europa ou na Copa Sul-Americana tem valor 12. O Mundial de Clubes é o torneio com maior peso, rendendo 21 pontos pela vitória na final e 14 nas fases anteriores.

Empates – incluindo jogos definidos nos pênaltis – também valem pontos, proporcionais ao valor da vitória em cada torneio, enquanto derrotas não alteram a pontuação.

Para competições nacionais, assim como copas, a federação estabelece níveis de torneios, com base justamente no seu ranking de campeonatos do ano anterior. As ligas mais fortes têm “peso 4”, com as vitórias mais valorizadas e há pontuações para jogos em níveis 3, 2 e 1.

Já o ranking de campeonatos mais fortes do mundo tem influência direto do de clubes. Quanto mais times de pontuação alta no ranking, melhor posicionada fica a liga na avaliação da IFFHS.

Em 2019, por exemplo, o Liverpool liderou o ranking mundial de clubes, e o Manchester City foi terceiro. A alta pontuação de ambos influenciou para que a Premier League ficasse no topo da lista de competições. Já o Brasileiro , segundo colocado, teve o Flamengo no quarto lugar entre os clubes, o Palmeiras em 12º, o Atlético-MG em 13º, o Grêmio em 15º e o Inter em 18º.

Todos esses brasileiros superaram, por exemplo, o Real Madrid, apenas 21º no ranking mundial de clubes e terceiro melhor espanhol da lista (o Valencia foi sexto), enfraquecendo LaLiga.

Entre os campeonatos, o top 10 do ranking da IFFHS foi, nesta ordem: Premier League , Brasileiro , LaLiga , Italiano , Colombiano, Português , Francês , Holandês, Argentino e Bundesliga .

Já entre os clubes, os dez primeiros foram: Liverpool , Barcelona , Manchester City , Flamengo , Celtic, Valencia , Ajax , Chelsea , PSG e Wolverhampton .