Entenda como trabalham os auxiliares técnicos de Filipe Luís no Flamengo

Enquanto Ivan Palanco orientava a atividade, Filipe Luís relembrava os tempos de jogador, correndo, marcando e participando ativamente do treinamento ao lado dos seus, agora, comandados. Esta foi uma das cenas que marcou o primeiro dia de treinos do Flamengo na pré-temporada em Gainesville, nos Estados Unidos, no sábado.

Na noite desta segunda, a imprensa pôde acompanhar novamente toda a atividade. O treinador não se juntou aos atletas desta vez, mas acompanhou de perto cada movimento, posicionando-se sempre perto da bola. Deu liberdade aos seus auxiliares para comandarem alguns momentos do treino.

Filipe Luís tem três auxiliares no Flamengo , e todos trabalharam com o treinador na base. Ivan Palanco e Márcio Torres o acompanharam no sub-20, enquanto Daniel Alegria fazia parte da comissão na sua passagem pelo sub-17. Do sub-20, ele também puxou para o profissional o preparador físico Diogo Linhares. Arthur Peixoto e Júnior Bezerra são os outros preparadores. Os treinadores de goleiros são Rogerio Maia e Thiago Eller.

Filipe Luís conversa com comissão antes de treino do Flamengo nos EUA — Foto: Emanuelle Ribeiro

Filipe, Ivan e Diogo formam um trio inseparável e tomam as principais decisões no dia a dia. O treinador e o auxiliar, principalmente, são vistos como pares, e Ivan tem papel fundamental na organização dos treinos.

Ivan Palanco é o braço direito de Filipe, o responsável por deixar tudo pronto e antecipar situações para que o treinador consiga se dedicar a outras tarefas, como relacionamento com a direção do Flamengo e com o elenco, por exemplo.

Na prática, com a temporada em andamento, Ivan recebe dos analistas as informações sobre o próximo adversário, desenha o modelo de jogo e leva até Filipe Luís, que faz os ajustes finais do plano de treino. O treinador costuma mostrar vídeos e fazer análises com os jogadores em conjunto com o trabalho no campo. Seu nível de conhecimento sobre cada setor, pouco mais de um ano de se aposentar dos gramados, impressiona o quadro de atletas e funcionários.

Ivan e Filipe Luís trabalharam juntos no sub-20 do Flamengo — Foto: Adriano Fontes

O espanhol conheceu o brasileiro por meio de Miguel Ángel Lotina. Ivan auxiliou durante anos o técnico que treinou Filipe Luís no Deportivo La Coruña, da Espanha. Quando Miguel se aposentou, Filipe entrou em contato com o auxiliar e o convidou para trabalhar na base do Flamengo , em 2024. Com anos de experiência no futebol profissional, a aposta de Ivan era que o ex-jogador rubro-negro chegasse rapidamente ao time principal. O que aconteceu de forma ainda mais rápida do que o esperado.

Promovido junto com Filipe Luís, Márcio Torres é responsável, entre outras coisas, por preparar o campo para os treinos. Também se encarrega dos vídeos de adversários e do próprio Flamengo para serem analisados e discutidos posteriormente entre a comissão e os jogadores. Já Daniel Alegria é o homem que cuida da bola parada. Os dois também têm participação nas orientações aos jogadores no campo de treino. A opinião do trio é levada em consideração pelo comandante.

Filipe Luís conversa com José Boto (à esquerda) enquanto auxiliares preparam campo — Foto: Emanuelle Ribeiro

Esta é a primeira pré-temporada de Filipe Luís à frente do time principal. O treinador assumiu o Flamengo no dia 1º de outubro do ano passado, no meio da temporada - um mês e nove dias depois, conquistou o primeiro título, a Copa do Brasil. Antes da viagem aos Estados Unidos, ele e sua comissão recordaram aos jogadores os principais pontos dos meses de trabalho em 2024 e a filosofia de jogo o que estão implementando no Rubro-Negro.

A tendência é que o técnico faça palestras para o elenco nesses dias em Gainesville. Depois de passar as férias se preparando e visitando clubes fora do Brasil, Filipe Luís segue os estudos diários durante a pré-temporada, com reuniões frequentes com sua comissão técnica, que já começam logo após o treino. Ele e seus auxiliares costumam fazer o trajeto entre o campo e o hotel a pé, para conversarem e avaliarem o que acabaram de ver em campo.

O Flamengo ficará em Gainesville até o dia 18. Serão nove sessões de treinos antes do amistoso contra o São Paulo, no dia 19, pela FC Series. Após o jogo, o time voltará para o Rio de Janeiro e continuará a preparação visando o Campeonato Carioca e, principalmente, a decisão da Supercopa do Brasil, contra o Botafogo, no dia 2 de fevereiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte