O Flamengo optou mais uma vez por um planejamento em que abriu mão de usar o seu time titular nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Desta vez, porém, tratou o Estadual como uma pré-temporada, em um ano que terá um calendário intenso e disputado.
Com um time alternativo nas quatro primeiras rodadas do estadual enquanto o time principal estava nos Estados Unidos, o Flamengo fez apenas quatro de 12 pontos disputados. Aos poucos, seis rodadas depois e 100% de aproveitamento deram ao clube a classificação antecipada para a semifinal sem dificuldade. Além disso, o Flamengo deve ser coroado campeão da Taça Guanabara.
Com o título da Supercopa conquistado entre os jogos do estadual, Filipe Luís vem conseguindo rodar o elenco e manter uma espécie de pré-temporada do luxo para o Flamengo . O planejamento alinhado da comissão técnica e o departamento de futebol deixa claro que as prioridades do ano são as disputas do Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes.
– Vamos tentar ganhar sem fazer nenhuma loucura, sabendo que os principais objetivos são o Brasileiro, a Libertadores, a Copa do Brasil. E o Mundial, no meio do ano. Que não estejam os times grandes dá mais mérito para o Flamengo , que tá revezando todo mundo e tá classificado. Não é fácil ganhar, que todos os jogadores joguem com times novos, diferentes, e todos entendam o que têm que fazer. Eles têm uma ambição, a gente vê. Estão correndo, lutando, dando tudo que tem... No Campeonato Carioca. Não é que a gente não leve a sério, temos muito mérito. Os outros times simplesmente não fizeram a mesma campanha – disse Filipe Luís.
Filipe Luís passa instruções durante Flamengo x Vasco — Foto: André Durão
Foram sete jogos do time principal na temporada, e Filipe Luís rodou bastante o elenco. Entre controle de carga, retorno de lesionados e oportunidade para jogadores com menos espaço, o treinador tem conseguido manter o bom desempenho e encontrado alternativas pensando justamente no time considerado titular para a sequência da temporada.
Um bom exemplo disso é o setor defensivo, que ostenta bons números no estadual e que tem sido modificado a cada jogo com Léo Pereira, Danilo e Léo Ortiz acirrando a disputa pelas duas vagas no time titular.
– Planejamos com duas semanas de adaptação, mas interrompemos para um jogo decisivo (Supercopa). Estou tentando dar minutos para todos os jogadores. No entendimento da preparação física alguns precisam de mais minutos. Não consegui dar sequência para o Cebolinha e Luiz Araújo, que vêm de lesões - disse o treinador, que continuou:
– Agora vem o jogo do Maricá, depois a semifinal, e vamos continuar usando todos os jogadores para chegar bem no Brasileirão. Não penso em um time titular. A temporada é longa. Temos alguns problemas por lesões, é natural que aconteça no futebol. Temos que saber respeitar os processos. Estou bem suprido com esse elenco. Depende muito também do plano de jogo, se eles correrem errado, tudo vai dar errado.
Cebolinha comemora gol em Flamengo x Vasco — Foto: Gilvan de Souza/CRF
O Flamengo pode encerrar 2025 com quase 90 partidas disputadas, caso se classifique às finais de todas as competições que disputar. Por isso, o clube considera essencial controlar o desgaste do elenco no início da temporada para evitar lesões e perda de jogadores em jogos decisivos.
*Números englobam classificação até as finais
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv