Entenda atitudes de Gabigol no CT do Flamengo que foram consideradas tentativa de fraude no antidoping

Sábado, 8 de abril de 2023, véspera do segundo jogo da final do Carioca. No Ninho do Urubu, o Flamengo faria o último treino antes de enfrentar o Fluminense, com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0.

Uma equipe da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem foi ao CT fazer um teste-surpresa. Gabigol, então, tomou uma série de atitudes que geraram a denúncia e a posterior punição de dois anos por tentar fraudar o antidoping.

O comportamento do atacante, relatado por Oficiais do Controle de Dopagem, é resumido dessa forma:

Gabigol, atacante do Flamengo, em treinamento no Ninho do Urubu — Foto: Divulgação / Flamengo

As atitudes estão descritas na denúncia feita pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro de 2023. Na ocasião, Gabigol foi acusado de dificultar o exame e, por isso, entendeu-se que ele deveria responder por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, ou seja, "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

No documento de 12 páginas, assinado pelo procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves, o comportamento do atacante do Flamengo foi detalhado. A equipe da ABCD chegou ao Ninho às 8h40. Antes do treino marcado para 10h, todos os jogadores do Flamengo fizeram o exame - o que iniciou por volta das 9h. Menos Gabigol, que só apareceu no gramado para treinar. Coletar a urina antes do treinamento é importante, afinal, a análise específica do passaporte biológico determina que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física.

A denúncia destacou ainda que Gabigol questionou o motivo de sempre estar na lista do antidoping e afirmou que aquele seria o "ultimo controle" que faria. Em uma das páginas, é descrito que Gabigol disse "não vou fazer agora" a um dos oficiais que se aproximou dele após a atividade. Além disso, o atacante, após ir almoçar, só apareceu após 90 minutos para fazer a coleta. E ainda passou dados duvidosos, como o número de telefone e assinatura.

O processo conhecido como doping surpresa é realizado pela ABCD e costuma ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio de 2023. Posteriormente, o vice geral e jurídico do Flamengo , Rodrigo Dunshee, fez a primeira defesa. Na sequência, o Flamengo contratou o advogado Bichara Neto para defender o jogador. Ele irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, um tribunal da Fifa.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte