Converteu? Isolou? Acertou a trave? Ou o goleiro defendeu? Cada resultado tem uma pontuação diferente no Cartola FC. Veja!
Pênalti convertido
Esse não tem erro! Para o cobrador, aqueles oito pontinhos marotos. Já para o goleiro, aqueles -2,00 nada agradáveis. Vida que segue!
Pênalti defendido
Opa! Essa é fácil também: o cobrador perde 3,50 pontos, e o goleirão leva 7,00 pelos méritos da defesa!
Importante: não é computada defesa de pênalti e defesa difícil . Apenas a da penalidade! Sem malandragem, parça!
Mas... E se a cobrança for para fora?
Neste caso, o goleiro não ganha, nem perde . Afinal, ele não defendeu o pênalti . Quem se dá mal é o cobrador: perde 3,50 pontos.
Importante: não é computada a finalização para fora . Apenas o pênalti perdido.
Saiba mais:
Na traaave!
A pontuação segue os mesmos moldes do exemplo anterior. O goleiro, como não defendeu, não ganha pontos, mas também não perde. Já o cobrador perde 3,50.
Importante: não é computada uma finalização na trave. Apenas o pênalti perdido.
Goleiro defende e, na sequência, a bola explode na trave ou no travessão. Como fica?
Este caso funciona exatamente como um pênalti defendido. O goleiro leva os 7,00 pontos pelo toque na bola, salvando o time, e o cobrador perde 3,50 pontinhos.
Importante: não é computada uma finalização na trave . Apenas o pênalti perdido.
Tá dando para entender, cartoleiro?! Continue com a gente porque ainda tem mais...
Se o gol for no rebote do pênalti, parça?
Neste caso, o cobrador perde os 3,50 pontos pelo pênalti desperdiçado e ganha 8,00 do gol . Ou seja, soma 4,50 . Já o goleiro recebe os 7,00 pontos pela defesa da penalidade, mas perde os 2,00 pelo gol sofrido na sequência - acumulando 5,00 .
Importante: como nos lances citados anteriormente, não é computada uma finalização defendida, nem defesa difícil, beleza?!
E se o goleiro pegar o pênalti e o rebote?
Se isso acontecer, as chances do goleiro mitar na rodada são gigantes, né?! Afinal, ele vai receber 7,00 pontos pela defesa do pênalti e mais 3,00 pontos pela defesa difícil - somando 10 pontos de uma só vez . Já o cobrador perde 3,50 pontos do pênalti desperdiçado, mas ganha 1,00 ponto pela finalização defendida (o rebote) - perdendo, então, 2,50 pontos.
Olha... Não acabou por aí não, hein?!
Você lembra daquele pênalti ensaiado do Barcelona? Roladinha do Messi pro Suárez...
Então, e se acontecer no Campeonato Brasileiro? Como fica a pontuação no Cartola FC?
Neste caso, Messi, por não ter convertido o pênalti, perderia os 3,50 pontos de "cobrança desperdiçada" , mas, por outro lado, ganharia 5,00 pontos pela assistência - acumulando 1,50 pontinho pelo lance total. Já as pontuações do Suárez e do goleiro não têm muito mistério: o primeiro ganharia 8,00 pontos, e o segundo perderia 2,00 - como é de praxe no game.
Pronto, cartoleiro! Ergue o braço! Deu para entender tudo, né?! Então é isso! Boa sorte!