Entenda a busca do Flamengo por um volante para o início do Brasileirão

O investimento do Flamengo para a temporada já foi alto, mas o clube quer mais e está no mercado. Depois de trazer Rodrigo Caio, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol no início de 2019, a direção monitora o mercado atrás de um volante para reforçar o elenco. O setor foi definido como prioridade, em conjunto com a comissão técnica, levando em conta as características do grupo à disposição de Abel Braga e as possíveis baixas que o time pode ter no ano.

Entenda:
o técnico conta com cinco volantes no elenco, sendo dois titulares absolutos: Cuéllar e Willian Arão. A convicção de Abel no esquema é grande, tanto que, em recentes entrevistas, reforçou que o Flamengo sempre vai ser "escalado de dentro para fora", e não o contrário. O camisa 5, que recebeu propostas para deixar a Gávea em 2018, está fazendo uma boa temporada.

Neste cenário, Piris da Motta, Ronaldo e Hugo Moura são os reservas da posição. Nenhum deles, contudo, possui as mesmas características de Arão, que atua com a liberdade para pisar na área adversária e, muitas vezes, avançar pela direita, fazendo uma dobradinha com Everton Ribeiro e/ou Pará.

Arão, titular absoluto de Abel Braga, é o quinto atleta com mais minutos em campo pelo Flamengo em 2019.

GRINGOS VOLTARÃO A DESFALCAR O FLAMENGO

Além de procurar um atleta com características mais parecidas com as de Arão, a chegada de outro volante passa pelos possíveis desfalques que o Flamengo terá na posição por conta das prováveis convocações dos volantes estrangeiros.

Caso continuem sendo convocados pelas seleções da Colômbia e Paraguai - o que é a tendência -, Cuéllar e Piris da Motta, respectivamente, voltarão a desfalcar o clube em outros momentos da temporada por conta das datas-Fifa.

Entre 6 e 11 de junho, por exemplo, logo antes da Copa América (quando os principais torneios do Brasil serão paralisados), estão previstas duas datas para compromissos das seleções, as quais coincidirão com a realização da 8ª e 9ª rodada do Brasileirão e uma data das oitavas de final da Copa do Brasil. No segundo semestre, serão outros três momentos semelhantes a esses citados.

Em março, a dupla de volantes, assim como Trauco e Arrascaeta, desfalcou o Fla em duas partidas do Campeonato Carioca, contra Madureira e Fluminense.

Assim, é importante para Abel Braga ter opções. Além dos estrangeiros, Wiliian Arão, Ronaldo e Hugo Moura - dois crias da Gávea - são os volantes a serviço.

CLUBE AVALIA NOMES NO BRASIL E NO EXTERIOR

O Flamengo monitora o mercado brasileiro e internacional atrás de reforços para a posição. Nesta semana, o Bahia confirmou uma consulta do clube da Gávea pelo jovem Ramires, de 18 anos, destaque do Tricolor no ano passado. Ainda não foi feita proposta, mas o meia já despertou o interesse de clubes do exterior, como o Milan, da Itália, e do Palmeiras, segundo o agente de Ramires.

O clube da Gávea aguarda a definição sobre o futuro de outro Ramires, o volante de 32 anos com passagens por Cruzeiro, Chelsea, da Inglaterra, e Seleção Brasileira. A informação foi inicialmente publicada pelo "Uol". O jogador tem contrato até o dia 31 de dezembro com o Jiangsu Suning, da China.

Abel Braga

Abel Braga no comando da atividade no CT do Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Fonte: Lancenet