Empate do Vasco garante vaga do Flamengo na Libertadores

O empate com o Atlético-PR, nesta quarta-feira, frustrou a torcida do Vasco. Já os torcedores do Flamengo saíram felizes, e não só pelo tropeço do rival: com o resultado, o time de Dorival Jr. já garante sua classificação à Libertadores antes mesmo de entrar em campo, na quinta-feira, contra o Santos, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Como não venceu o Vasco, o time paranaense pode chegar no máximo a 59 pontos e não alcança mais o Flamengo, que tem 60. Restando cinco jogos para o término do Brasileiro, o rubro-negro carioca ainda pode ser ultrapassado por Santos, que começou a rodada em oitavo, com 46 pontos, ou Atlético-MG, sexto, com 47 pontos.

Só que ambos os adversários fazem confronto direto, na penúltima rodada, o que significa que apenas um deles tem chance de ultrapassar a barreira dos 60 pontos. Com isso, o outro necessariamente termina o campeonato atrás do Flamengo, mesmo que o time carioca perca todos os seus jogos até o fim da Série A.

O Cruzeiro, que começou a rodada com 46 pontos, em nono, também pode ultrapassar o Flamengo. Só que o time mineiro já está classificado para a Libertadores, o que significa que sua presença no G-6 abriria outra vaga para o torneio continental.

Embora já tenha garantido ao menos a sexta colocação, que dá vaga na fase preliminar da Libertadores, o Flamengo busca o G-4 para entrar diretamente na fase de grupos. Neste caso, a luta está embolada: o São Paulo, quinto colocado, tem apenas dois pontos a menos que o Flamengo, terceiro.

Fonte: O Globo