Apesar de ter apresentado melhora substancial sob o comando de Tite, o Flamengo provou mais uma vez porque não conseguiu disputar o título do Campeonato Brasileiro. Instável, o rubro-negro teve atuação abaixo contra o São Paulo e saiu do Morumbi derrotado por 1 a 0.
Mesmo com o resultado, o Flamengo garantiu a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores e terminou o Brasileirão na quarta colocação. Um alento para um time que, embora inconstante, tende a ter um 2024 melhor do que foi em 2023, muito por conta dos sinais de melhora com Tite.
O primeiro tempo do rubro-negro foi um dos piores sob o comando do treinador. Sonolento, desatento e espaçado, o time acumulou erros de passes e não conseguiu criar jogadas de perigo. Por outro lado, cedeu muitos espaços ao São Paulo, que, com a estratégia de sair em velocidade, demorou até aproveita-los.
Depois de algumas bobeadas da dupla de zaga rubro-negra, o tricolor paulista conseguiu, aos 26 minutos, construir boa jogada e chegar ao gol. Após 40 segundos de troca de passes, a bola chegou em Wellington Rato pela direita. O atacante cruzou rasteiro e encontrou Luciano. Na marca do pênalti, o camisa 10 finalizou no canto direito de Rossi para abrir o placar. E foi só no primeiro tempo.
Já na segunda etapa o Flamengo apresentou leve melhora após a entrada de Bruno Henrique. Mais ativo que Luiz Araujo, o camisa 27 ajudou para que outros companheiros participassem mais do jogo e subissem de produção, como Arrascaeta e Cebolinha.
Ainda que tenha melhorado, o Flamengo seguiu com muitas dificuldades para criar boas oportunidades de finalização. O São Paulo, por sua vez, teve boas chances em contra-ataques, mas não conseguiu ampliar. No fim, o placar ficou mesmo em 1 a 0 para o tricolor paulista.