O futuro do zagueiro David Luiz no Arsenal foi colocado em dúvida, e o clube ainda não ativou a cláusula de rescisão automática do contrato do brasileiro, que expira neste verão, segundo disseram fontes à ESPN .
O defensor, que foi contratado do Chelsea há um ano por 8 milhões de libras, assinou inicialmente por uma temporada com os Gunners, com opção de ampliar o vínculo por mais uma.
Segundo apuração, o técnico Mikel Arteta é favorável à ideia de manter David Luiz no elenco. Na temporada, o brasileiro jogou 32 vezes, somando todas as competições, inclusive 10 jogos de Premier League desde que o espanhol assumiu como técnico, em dezembro.
Fontes disseram à ESPN que a decisão final sobre o caso ainda não foi tomada, mas o fato de esta demorando tanto para acontecer é uma indicação da pressão financeira pela qual o Arsenal já estava passando mesmo antes da pandemia de coronavírus.
Os Gunners estão explorando opções "baratas" no mercado, com o meia-atacante Willian, do Chelsea, sendo a principal delas, mas estão focando especialmetne em empréstimos e atletas sem contrato, tentando ao mesmo tempo reduzir a folha salarial.
Até o momento, o Arsenal foi a única equipe da Premier League a ter chegado a um acordo coletivo com seus jogadores para redução de salários (12,5% por 12 meses), mas ainda há muita incerteza se os atacantes Pierre-Emerick Aubameyang e Alexandre Lacazette irão continuar em 2020/21.
Sem se classificar para a Champions League desde 2017 e com uma fórmula de obtenção de receita baseada principalmente na arrecadação em dias de jogos, a falta de dinheiro vem ameaçando impactar os investimentos na equipe principal, principalmente depois das 72 milhões de libras gastas para comprar o atacante Nicolas Pépé no último verão europeu.
Até o momento, a única contratação já acertada para a próxima temporada é a de William Saliba, do Saint-Étienne , por 27 milhões de libras.
Ao mesmo tempo, a vontade é adquirir em definitivo o zagueiro Pablo Marí, emprestado pelo Flamengo .
Por isso, a saída de David Luiz, que ganha 120 mil libras por semana, é uma alternativa estudada, já que abriria bom espaço na folha para 2020/21.
O fato da temporada 2019/20 não ter sido retomada, aliás, também deixa em aberto a possibilidade do zagueiro brasileiro sair do clube antes mesmo da finalização da liga.
Seu contrato vai até 30 de junho, e, de acordo com apuração da ESPN , não houve ainda qualquer conversa sobre o tema com David Luiz e seus representantes.
Por outro lado, também não foi dito ao atleta ou ao seu estafe, se ele está liberado para buscar um novo clube.
Nos últimos dias, o ex-jogador da seleção brasileira indicou que planeja encerrar sua carreira pelo Benfica , de Portugal.