Em ritmo de treino, Flamengo goleia o Maricá e conquista a Taça Guanabara

publicidade

Bastava uma simples vitória para garantir a liderança da primeira fase do Campeonato Carioca, mas o Flamengo foi além neste domingo. Com uma atuação de absoluto domínio, a equipe comandada por Filipe Luís goleou o Maricá por 5 a 0, no Maracanã, e conquistou a Taça Guanabara. Os gols da partida foram marcados por Gerson, Gonzalo Plata, Arrascaeta e Luís Araújo e Matheus Gonçalves.

O treinador do rubro-negro chegou ao terceiro título em menos de cinco meses de trabalho — venceu a Copa do Brasil e Supercopa — e aumentou sua invencibilidade à beira do campo para 20 jogos.

O primeiro tempo foi praticamente de um time só. O Flamengo não deixava o Maricá respirar, com a tradicional marcação pressão. O primeiro gol parecia questão de tempo, e veio dos pés de Gerson: o meia aproveitou rebote de chute bloqueado de Plata e chapou no canto direito de Dida para abrir o placar. Não demorou muito para os donos da casa ampliarem o placar, em mais uma jogada de escantêio. O goleiro do Maricá falhou e deixou a bola nos pés de Léo Ortiz, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Com dois gols de vantagem no marcador contra o adversário fragilizado, o normal seria abaixar o ritmo. Não foi o que aconteceu. Os atuais campeões do Carioca voltaram do intervalo com a mesma pegada. Não à toa, transformaram a vitória parcial em goleada, com menos de 15 minutos de etapa final. Primeiro, Arrascaeta deu belo chute colocado no canto esquerdo de Dida. E no lance seguinte, Luís Araújo recebeu na intermediária ofensiva, passou por dois jogadores do Maricá, invadiu a área e soltou a pancada rasteira para marcar um belo gol.

Para encerrar uma campanha praticamente irretocável do plantel principal na primeira fase do Estadual, ainda deu tempo dos Garotos do Ninho fecharam a goleada com uma verdadeira pintura: Matheus Gonçalves recuperou a bola na meia-lua, tabelou com Wallace Yan, que devolveu de letra, o meia deixou dois defensores do Maricá no chão e cavou por cima do goleiro do Maricá.

— Esse gol é fruto de muito trabalho, a gente treina todo dia. Eu até brinco com todo mundo falando que cara-cara (com o goleiro) é só cavar, que ele vem fazendo o x. Então, graças a deus pude fazer o gol, ficar com a vitória e conquistar a Taça Guanabara — disse Matheus Gonçalvez, após o apito final.

O Flamengo se classificou para próxima fase da competição no topo de cima da tabela, com 23 pontos. Na semifinal, enfrentará o quarto colocado, com a vantagem de poder empatar os dois duelos para chegar à grande decisão.

Fonte: O Globo