Sonho antigo do Flamengo , Claudinho continua longe do Rio de Janeiro. Depois de ter ficado fora da partida contra o Krylya Sovetov em meio às negociações com o Rubro-Negro, o meia voltou a ser relacionado pelo Zenit e viajou nesta sexta-feira com o time para enfrentar o Rubin Kazan fora de casa, sábado, pelo Campeonato Russo.
A diretoria rubro-negra já tem um acerto com Claudinho e vive uma espécie de jogo de xadrez com os russos. Após fazer o seu movimento no tabuleiro e não obter resposta, o Flamengo mantém sua proposta de pé e espera que o jogador e seu staff consigam convencer o Zenit a vender o meia, que vê com bons olhos um retorno ao Brasil depois de três anos na Rússia.
Em entrevista ao canal Charla Podcast no YouTube na última segunda-feira, o presidente rubro-negro Rofoldo Landim disse acreditar que Claudinho está infeliz na Rússia e citou a punição com a qual os clubes do país convivem por causa da guerra com a Ucrânia em 2022, sendo proibidos de disputador torneios internacionais desde então:
- Jogador também tem o lado dele de disputar campeonatos internacionais. Lá, ele não pode disputar os campeonatos europeus. A gente também está usando essa potencial vontade de ele querer voltar, sempre em contato com ele. (...) Imagino que o jogador não esteja feliz lá. Imagino, tá? Como vai ser o comportamento do clube diante do posicionamento do jogador... A janela fecha só em 2 de setembro. No fundo, a gente acredita em bom senso, mesmo sendo russo - declarou Landim, demonstrando paciência por um final feliz na negociação.
Depois de fazer uma proposta de 15 milhões de euros (R$ 89,1 milhões), mesmo valor que o Zenit recusou ano passado, o Flamengo aceitou subir a oferta e se aproximou da pedida de 18 milhões de euros (R$ 106,9 milhões) de forma parcelada. Porém, os russos não responderam, numa clara demonstração de que não querem vender o jogador, na visão da diretoria rubro-negra, que estica a corda tendo em vista o prazo da janela.
Claudinho tem 103 jogos pelo Zenit, 20 gols e 23 assistências. O meia conquistou três vezes o Campeonato Russo, duas Supercopas da Rússia e uma Taça da Rússia, além de ter sido eleito o melhor jogador do Campeonato Russo na temporada 2021/22. O contrato com o Zenit é válido até meio de 2027.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv