Com oito gols e cinco assistências neste ano, Arrascaeta participou de um gol a cada 107 minutos em campo quando considerados os jogos disputados pelos dois clubes até o dia 5 de maio de cada ano. No ano passado, nesse período o meia participou de um gol a cada 192 minutos e, em 2023, de um gol a cada 248 minutos.
Devido às mudanças de calendário em consequência da pandemia de Covid, nas temporadas de 2020 e 2021 foi considerado o desempenho nos 19 primeiros jogos, mesmo número que disputou até 5 de maio de 2019 e deste ano.
Não está disponível a minutagem dele em 2015, quando fez 15 jogos até o início de maio pela equipe mineira, com participação direta em oito gols. Em seus primeiros meses no Brasil, participou de um gol a cada 1,88 jogo, marca que agora baixou para uma assistência ou gol a cada 1,46 jogo.
Por uma incrível coincidência, no confronto direto entre os dois clubes que defendeu no país, no último domingo, Arrascaeta completou 500 jogos por equipes brasileiras. Fez um gol, mas não comemorou em respeito à torcida do ex-clube. O Cruzeiro fez 2 a 1 e derrotou pela primeira vez o Flamengo em Brasileirões desde 2015.
Reserva nas três primeiras partidas de que participou neste ano após uma artroscopia no joelho direito, ele tem ficado menos tempo em campo, mas aproveitado muito bem as oportunidades.
Arrascaeta comemora gol do Flamengo contra o Corinthians, pelo Brasileirão — Foto: André Durão ge
Neste início de temporda, Arrascaeta está com a menor minutagem por partida nos últimos seis anos, com média de 73 minutos em campo nas 19 partidas de que participou. Ainda assim, tem 13 participações diretas em gols, a mesma marca que conseguiu nos primeiros 19 jogos de 2021 e 2022, mas atuando 181 minutos a menos do que em 2021 e 224 minutos a menos do que em 2022.
Em 2015, pelo Cruzeiro, ele ficou em média 74 minutos em campo até o início de maio, disputando 13 partidas, mas particando de quatro gols e de duas assistências, menos da metade do que tem agora.
Veja no quadro abaixo um resumo das participações de Arrascaeta nos 500 jogos separado por temporadas no Brasil.
— Foto: Info Esporte
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavone, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Paulo Pestana e Vitor Patalano.