O Botafogo anunciou na madrugada deste domingo que contratou a empresa francesa "Good Game", que já vem trabalhando com John Textor no Brasil desde o fim do ano passado , para começar a fazer um tempo real da arbitragem a partir do clássico contra o Flamengo, às 11h (de Brasília) no Maracanã), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, o Alvinegro afirmou que "receberá uma visão computadorizada das decisões para cada apito do jogo" .
O clássico será apitado por Raphael Claus, o que irritou a diretoria do Botafogo. O clube chegou a enviar um ofício à CBF solicitando a mudança do árbitro , o que não aconteceu, e viu a decisão como uma provocação direta da entidade de que não será influenciada pelas acusações de Textor.
O entendimento é de que Claus é um dos pivôs da denúncia apresentada por Textor ao STJD. Ele foi árbitro justamente do clássico contra o Flamengo no segundo turno do ano passado vencido pelo rival por 2 a 1. O Botafogo contesta os dois gols rubro-negros, um por impedimento outro por falta na origem do lance.
A notícia do "tempo real" surge em meio à polêmica sobre possíveis manipulações de resultados no futebol brasileiro. Dono da SAF do Botafogo, Textor entregou na última sexta-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito, na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, um relatório de 180 páginas com supostas provas de fraudes em partidas do Campeonato Brasileiro .
No mesmo dia, Textor foi punido pelo STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) em sessão realizada no Rio de Janeiro. O empresário americano levou uma suspensão de 45 dias e multa de R$ 100 mil por declarações feitas após a derrota para o Palmeiras em novembro do ano passado.
O Botafogo testará uma nova tecnologia no clássico deste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. O Clube contratou os serviços da Good Game, uma líder respeitada nos campos de avaliação de arbitragem e detecção de manipulação de partidas, e receberá, em tempo real, uma visão computadorizada das decisões de arbitragem para cada apito do jogo.
Como é de conhecimento público pelas manifestações do acionista majoritário John Textor, o Botafogo defende o fair play e a transparência na arbitragem. O componente "Ref_Eval" (Avaliação de Arbitragem) desta inovação fornece alertas em tempo real relacionados a chamadas de arbitragem tanto boas quanto ruins, conforme ocorrem em cada jogo, fornecendo uma ferramenta poderosa para a educação contínua e treinamento de árbitros. O componente "Match_Fix" (Manipulação de Partida) da inovação oferece ainda mais garantia da integridade do jogo, capaz de detectar as raras ocasiões em que os participantes em campo infelizmente optam por manipular os resultados competitivos.
Como uma força orgulhosa e transformadora no futebol brasileiro, o Botafogo oferece este monitoramento em tempo real ao mesmo tempo em que o Senado do Brasil se torna o primeiro órgão governamental, de um país importante, a iniciar uma investigação completa sobre o tema manipulação de partidas. A liderança do Brasil no futebol global está viva e bem, enquanto trabalhamos juntos para proteger o jogo mais importante do mundo.
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv