Em crise e sem marcar a quatro jogos, Flamengo encara o invicto e líder Vasco em Brasília

Flamengo e Vasco fazem o clássico da quarta rodada da Taça Guanabara, segunda fase do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). As duas equipes vão protagonizar um verdadeiro choque de opostos, pois atravessam momentos completamente distintos na temporada.

Saiba Mais

O Vasco, que vem de triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo, lidera com nove pontos e 100% de aproveitamento. Já o time rubro-negro perdeu de 1 a 0 para o Volta Redonda no sábado, estacionou nos quatro pontos e está fora da zona de classificação para as semifinais. Além disso, não faz gol há quatro jogos, foi eliminado pelo Atlético-PR na Primeira Liga e estreou com derrota de 1 a 0 para o modesto Confiança-SE na Copa do Brasil.

O clima é tão diferente entre os dois times que, enquanto alguns torcedores do Flamengo tentaram invadir o treino para protestar na segunda-feira, os vascaínos se mostram tranquilos em relação ao jogo.

"Sabemos que é um jogo muito importante e estamos tranquilos, pois acreditamos que podemos vencer se colocarmos em prática o futebol que estamos conseguindo apresentar na maior parte dos jogos neste Campeonato Carioca", disse o lateral-esquerdo Julio Cesar.

622 d63b1641 0ca9 3ac6 bba7 710ae8feb4f9
Jorginho comemora recuperação de Riascos e o compara com Thalles

Já os flamenguistas sabem que passou da hora de reagir. "Precisamos reagir no Campeonato Carioca para que a tranquilidade volte. O Flamengo não pode ficar tantos jogos sem vencer, pois, a nossa qualidade é grande e temos potencial para brigarmos por coisas grandes no ano. Tenho certeza de que se conseguirmos uma vitória contra o Vasco e outra contra o Botafogo, no sábado, em dois clássicos, vamos mudar de vez a nossa realidade", afirmou o goleiro Paulo Victor.

O zagueiro Wallace garante que a pressão fora de campo não vai interferir no desempenho do time. "Não vamos deixar que o rendimento do time seja influenciado pelo momento, pois todos aqui sabem de sua capacidade. Também espero que ninguém pense que se ganharmos os dois clássicos será porque os torcedores entraram no clube para conversar conosco", avisou Wallace.

622 7b381451 9859 3cde 887c ac204cb561b6
Rodrigo Caetano classifica invasão de organizadas no treinamento do Fla como 'lamentável'

Se o Flamengo planeja a vitória para reagir, os vascaínos querem deixar a classificação para as semifinais praticamente encaminhada. "Ganhando do Flamengo, vamos atingir uma pontuação que vai nos deixar com a classificação bem encaminhada para as semifinais. Vamos inclusive abrir vantagem em relação a esse adversário, assim como conseguimos fazer contra o Botafogo. Não vai ser uma partida fácil, são dois clássicos de maneira consecutiva, mas estamos preparados para lutar por mais um triunfo", disse o volante Marcelo Mattos.

Em termos de escalação, a principal novidade no Flamengo será a ausência do atacante Marcelo Cirino, que deixa a equipe para a entrada de Gabriel. Muricy Ramalho ainda tem uma dúvida no ataque, já que não sabe se poderá contar com Paolo Guerrero. O peruano estava servindo à seleção de seu país nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 e, se estiver em boas condições, deve jogar. Do contrário, Felipe Vizeu deve ser mantido na equipe.

622 64c61094 1ef3 3eda ba18 8bc59b38e411
Jorge fala sobre cobrança de torcedores: 'Jogador do Fla tem que saber lidar'

O zagueiro Juan, o lateral-esquerdo Jorge e o atacante Emerson, preservados contra o Volta Redonda, retornam. Sem tempo hábil de retornar da seleção colombiana, o volante Gustavo Cuéllar segue de fora.

Pelo lado do Vasco, Jorginho terá o retorno do goleiro Martin Silva, que estava com o Uruguai nas Eliminatórias e vai reaparecer no posto de Jordi. O restante do time será o mesmo que venceu o Botafogo. O atacante colombiano Duvir Riascos, recuperado de edema na coxa direita, volta a ficar à disposição, mas será opção no banco de reservas por estar sem ritmo de jogo.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X VASCO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 30 de março de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Corrêa Farinha (RJ)

FLAMENGO: Paulo Victor, Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Ederson; Gabriel, Felipe Vizeu (Paolo Guerrero) e Emerson Sheik
Técnico: Muricy Ramalho

VASCO: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles
Técnico: Jorginho

Fonte: Espn
)