Em busca do bi na Adidas Cup, técnico do Flamengo valoriza final nacional: "Duelo muito difícil"

A segunda edição da Flamengo Adidas Cup sub-16 será decidida neste domingo, às 9h (de Brasília), no Ninho do Urubu. Os donos da casa farão decisão nacional contra o São Paulo. Para o técnico do Fla, Raphael Bahia, o fato de duas equipes brasileiras terem chegado à final prova a qualidade do futebol local.

- Essa final nacional entre Flamengo e São Paulo só faz concretizar o que eu falo: profissionais bons e qualificados que precisam de mais oportunidades. A gente acredita em duelo muito difícil, mas muito competitivo, e espera que o Flamengo se consagre bicampeão.

Raphael Bahia é o técnico do sub-16 do Flamengo — Foto: Divulgação/Flamengo

Bahia, que já havia trabalhado no clube como observador técnico e também como analista de desempenho na base, voltou ao Flamengo em março de 2023 para dirigir o sub-16. O treinador acredita que a geração atual, de atletas majoritariamente nascidos em 2007, promete.

- Acho que o futebol brasileiro está num caminho muito bom, visto pelos últimos atletas que têm sido protagonistas no futebol internacional. A gente acredita que essa geração 07 do Flamengo será muito promissora no clube. Uma final brasileira só solidifica o trabalho do futebol e dos treinadores. Temos treinadores muito qualificados aqui no Brasil. Acho que faltam oportunidades para os treinadores brasileiros. Não precisa ser estrangeiro para resolver o problema no futebol profissional. Há diversos profissionais na base que têm condições de assumir a oportunidade no futebol profissional.

O Flamengo chegou à final após empate no tempo normal por 2 a 2 com o Atlético Nacional e vitória nos pênaltis (veja os gols do Fla acima) . Embora Raphael não esconda que o objetivo maior é ser bicampeão, ele também ressalta o quanto a competição é importante em termos de desenvolvimento de carreira para os jovens que comanda.

- Competição muito importante para o clube. Viemos do título no ano passado. A gente sabe que tem as dificuldades por estar em fim de temporada, mas a competição é uma preparação para os meninos de olho no sub-17. Tem um calendário puxado no ano que vem com Brasileiro e Carioca. A gente acredita muito que essa competição amadurece demais os meninos para que eles cheguem mais bem preparados no ano que vem.

Dos cinco jogos disputados, o Flamengo venceu três, perdeu um e empatou outro. Bateu Orlando City-EUA, Colo Colo-CHI e Midtjylland-DIN (todos por 2 a 0), perdeu por 1 a 0 para o Cerro Porteño-PAR e ficou no 2 a 2 com o Nacional-COL - vitória nos pênaltis por 6 a 5.

- O nível da competição foi muito equilibrada. A gente enfrentou escolas sul-americanas, europeias e o Orlando City. Tivemos dificuldades em diversos jogos não só pela parte técnica, mas pela imposição física. Conseguimos superar pela qualidade dos nossos atletas.

Jogadores do Flamengo fazem a corrente em classificação contra o Nacional — Foto: Rafael Silva/Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte